1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

publicarmos

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by pasleycakes, Dec 6, 2012.

1. pasleycakes Senior Member

UK - English
    Que significa publicarmos neste contexto? Jamas tenho visto o "-mos" al fin de uma palavra.

voce acha necessario publicarmos no site internet o local?

Do you think it is necessary to publish them on the website (or local) ???

2. alFarrob

alFarrob Senior Member

Algarve, Portugal
    Português (Portugal)
    Infinitivo pessoal.

Publicar eu.
    Publicares tu.
    Publicar ele, ela, você.
    Publicarmos nós.
    Publicardes vós (este fora de uso comum)
    Publicarem eles, elas, vocês.

3. J. Bailica Senior Member

Portugal
    Português - Portugal
    Qual contexto? Pode ser falha minha, mas não consigo perceber.

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
  5. artefacto_ Junior Member

Utrecht, Netherlands
    Portuguese (European)
    Umas correções primeiro -- a segunda frase devia ler "Jamais vi "-mos" no fim de uma palavra". Ou seja, "jamais", não "jamas" (ou "jamás", como em espanhol); "no", não "al" (como em espanhol), e o pretérito perfeito simples e não o composto (como em espanhol...). Em português, o pretérito perfeito composto adquiriu um significado particular -- indica uma repetição da ação no passado, a qual se mantém ainda no presente (são exceção algumas expressões cristalizadas como "tenho dito" ou "tenho concluído").

Para responder à pergunta, trata-se do infitivo pessoal, que significa aproximadamente o mesmo que o infinitivo impessoal ("acha necessário publicar ...?", exceto neste outro caso não indicar quem faz a publicação). Infelizmente, não há regras muito claros sobre quando se usa uma forma ou outra, e em grande parte dos casos é indiferente salvo alguma ligeira diferença semântica.

(fonte docs.google.com/open?id=1fa0feEqVVUc6RmCrEU_ZgAfoE14USNBC40XEM3ZSdKWYoD3qnKLK83_TXnjO )

Share This Page