1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

"Que mostra" ou "Que mostre", qual usar?

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by turbodelphi32, Sep 18, 2013.

1. turbodelphi32 New Member

Brazilian Portuguese
    Olá a todos!

Minha pergunta está relacionada com a frase abaixo:

"Se existisse um site que mostre/mostra todas as informações, você utilizaria?"

Eu sei que geralmente o "que" acompanha o subjuntivo, mas isso é regra? Ou seja, sempre vai ser acompanhado por subjuntivo e nunca pelo indicativo?

Qual forma verbal seria a mais correta?

O fato do verbo existir estar no subjuntivo tem alguma relação com a forma verbal correta para o verbo mostrar?

Sei que é um detalhe mínimo e que numa conversa informal não haveria muita diferença, mas eu fiquei bem curioso.

Obrigado pela ajuda.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    No momento, sem me lembrar das regras, diria: se existisse um site que mostrasse.../ ou então: que mostre...

3. turbodelphi32 New Member

Brazilian Portuguese
    Eu até achei que pudesse ser "que mostrasse". Mas eu coloquei na cabeça que, pelo fato da forma "mostrasse" estar no pretérito do subjuntivo, precisaria ser acompanhado de "se" e não de "que".

Acho que então a utilização do "que", "se" e "quando" para presente, pretérito e futuro do subjuntivo não é realmente uma regra, correto?

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Então, é aquele se no início que tá me pegando....

5. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Acho que o uso do conjuntivo tem que ver com o facto de se tratar de uma situação hipotética e não com o 'que'. Nessa frase, o indicativo estaria incorrecto, parece-me.

6. AlexSantos Junior Member

Rio de Janeiro - Brazil
    Portuguese - Brazil
    Eu pessoalmente usaria as seguintes construções com se:

Se existe um site que mostra todas as informações... (presente do indicativo / presente do indicativo)
    Se existir um site que mostre todas as informações...(futuro do subjuntivo / presente do subjuntivo)
    Se existisse um site que mostrasse todas as informações... (imperfeito do subjuntivo / imperfeito do subjuntivo)

Não estou certo, mas chutando assim por alto, eu acredito que nas construções de subjuntivo deve-se usar o tempo anterior ao primeiro verbo. No caso do imperfeito do subjuntivo, deve-se usar o próprio imperfeito mesmo porque não há conjugação anterior a essa no modo subjuntivo.

Share This Page