Quem sabe “possa ser “é sinônimo de quem sabe “seja”?

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Douglas de Macedo, Jan 18, 2013.

1. Douglas de Macedo Junior Member

português
    Talvez “possa chegar” é igual talvez “chegue”?

Presente do subjuntivo do pode mais infinitivo funciona como sinônimo do presente do subjuntivo?

Muito obrigado.

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Não interpreto assim, como tendo exatamente o mesmo significado.
    Talvez possa chegar -> talvez seja possível/consiga/tenha a possibilidade de chegar
    Talvez chegue -> talvez chegue

3. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Sem contexto é difícil dar uma opinião, mas tendo para a mesma resposta que a Ana - não.

4. Brazilian Girl

Brazilian Girl Senior Member

São Paulo, SP, Brazil
    Portuguese Brazil
    Precisaríamos de mais contexto para opinar melhor, mas concordo que ao usar "talvez possa chegar" usamos o verbo poder no sentido de probabilidade, crença, expectativa. Ao dizer "talvez chegue" eu acho que é mais no contexto de dúvida, especulação.

Last edited: Jan 22, 2013
  5. uchi.m

uchi.m Senior Member

Redeeming limbo
    Brazil, Portuguese
    Talvez possa chegar a mil o número de mortos = Talvez chegue a mil o número de mortos (probabilidade)
    Talvez ele possa chegar em casa por si só != Talvez ele chegue em casa por si só (possibilidade)
    Talvez eu possa chegar de fininho no escritório != Talvez eu chegue de fininho no escritório (permissão)
    Talvez eu não possa chegar dirigindo depois de beber != Talvez não chegue dirigindo depois de beber (permissão)

Portanto, se o verbo poder estiver no subjuntivo e significar probabilidade, então ele é igual ao subjuntivo presente do verbo principal.

Last edited: Jan 23, 2013

Share This Page