Regência nominal

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by rafaelplaurindo, Sep 21, 2010.

1. rafaelplaurindo Junior Member

Portuguese
    Primeiramente, o complemento nominal será sempre preposicionado, certo?!

Existem algumas regras para diferenciarmos adjunto adnominal de complemento nominal e de aposto entre si, certo?!

Li essa frase: "Mês de maio", nesse mesmo local, citava que "de maio" exerce função de aposto. Aí me surgiu uma dúvida: "de" não faz com que "mês" pertença a "maio"? Ou seja, isso não seria adjunto adnominal? Porque me parece que há uma relação de subordinação. Posso estar confundindo algo, com a relação a aplicação do "de" por exemplo. Podem me ajudar?

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Bem-vindo aos fóruns, Rafael! :)

Você tocou no ai-jesus! de quase todo o estudante de português: como diferenciar adjunto adnominal de complemento nominal.

Complemento nominal - É imprescindível para o sentido da oração estar completo.,,,esse tipo de oração é sempre introduzido por uma preposição, clara ou subentendida (no exemplo, a preposição "de").

Adjunto adnominal - É termo acessório e determina ou qualifica nome substantivo. Pode ser retirado sem prejuízo do sentido geral do texto(fonte)
    E aqui uma explicação mais clara.

3. rafaelplaurindo Junior Member

Portuguese
    Hannnnnn, muito obrigado lindinha. Você me explicou muito bem, viu. Mas ainda estou com dúvida, o "de maio" que citei é mesmo aposto? Só pra confirmar.
    Outra coisa, um verbo no particípio é um nome? Por exemplo "Impedimos a derrubada da mata." No site consta:

DERRUBADA: nome incompleto (substantivo)
    DA MATA: complemento nominal

Isso eu entendi perfeitamente, mas para mim, derrubada é o verbo derrubar no particípio.

Last edited: Sep 22, 2010
  4. almufadado

almufadado Senior Member

Earth
    Português de Portugal
    "a derrubada" é substantivo sinónimo de "a deflorestação", "o corte (indiscriminado) de árvores", "o derrube"

Eu rescrevo para você :

"a árvore foi derrubada durante a derrubada de árvores "

"o lenhador foi derrubado durante a derrubada de árvores quando uma árvore a ser derrubada derrubou-o"

"Durante o derrube de árvores, foram derrubadas cem árvores. A derrubada criou um vazio na floresta que provocou uma enchurrada de lama com as chuvas de inverno provocadas pela desmatação.

"As derrubadas têm este efeito, já que as árvores derrubadas eram vitais para impedir a desagregação do solo."

5. rafaelplaurindo Junior Member

Portuguese
    Conclusão...??! O que eu disse está certo ou errado?

6. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Lindinho, não me diga que você foi um dos meus alunos!!!!

Bem, como o almufa disse, derrubada no seu contexto é substantivo. Veja o que diz o Aurélio:

[De derrubar + -ada1.] S. f. Bras.
    1. Ato de abater as árvores de uma mata a fim de aproveitar o terreno para plantações; derruba, derrube. [Sin., em MG: derribada.]
    2. Demissão, em massa, de funcionários públicos, quando ascende ao poder um novo partido político ou novo chefe de governo.

Portanto, em parte você está certo, o substantivo derrubada realmente foi formado do verbo derrubar + ada (como mostrado acima). Como a derrubada poderia ser de outra coisa (demissão, por exemplo), na sua frase deixa claro que a derrubada é da mata.

7. rafaelplaurindo Junior Member

Portuguese
    Hannnn. Então quer dizer que eu devo observar o contexto da frase, e não simplesmente a formação da palavra. Beleza. Isso está resolvido.
    E quanto a questão do aposto? É ou não.

8. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Como você só deu este trechinho:''Mês de maio", nesse mesmo local,'' não posso dizer com certeza. Até então, sem saber do resto, mês de maio, no pedaço acima é adjunto adverbial de tempo, pois logo após temos outro adj adv de lugar 'no mesmo lugar'.

9. rafaelplaurindo Junior Member

Portuguese
    Está certo, não tem problema, só do link que me deu para diferenciar adjunto adnominal de complemento nominal já estou muito satisfeito. Só tem uma coisa agora está me intrigando. Como identificar de forma simples se a palavra é substântivo ou um verbo no particípio? Vendo se a mesma exprime ação ou estado? Pois derrubada, acima, não exprime nenhum dos dois.

Last edited: Sep 22, 2010
  10. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Bem, digamos assim, um brasileiro mediano, sabe de modo geral diferenciar um verbo dum substantivo. hmmmm.... Talvez, tentando conjugar o ''verbo'' na frase e se não fizer sentido, a palavra será um substantivo ou até mesmo um adjetivo, pois existem muitos adjetivos derivados de particípios. Ah! e mais fácil ainda, se houver um artigo definido ou indefinido antes da tal palavra, então, é substantivo, você não coloca artigos antes de verbos.
    Tentemos:
    "Impedimos a derrubada da mata''.(nunca poderia ser verbo, olha o artigo definido ''a'' antes da palavra!)

11. rafaelplaurindo Junior Member

Portuguese
    Exato. Muito obrigado professora. Fique com papai do céu. Até a próxima.

Share This Page