reversa de poderes para si

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Sintra99, Nov 2, 2012.

1. Sintra99 Senior Member

Croatia, Croatian
    Oi,

no final de uma procuração redigida em Pt BR aparece uma frase que me confunde bastante:

"Certifico e dou fé, haver sido substabelecida parcialmente a presente procuração, pelo instrumento tomado às páginas xx, do livro xx, em data xx, nestas mesmas notas, com reversa de poderes para si."

o que significa isto? Será que o outorgante que conferiu poderes, decidiu ter de volta ou retirar os poderes do procurador?

Não tenho certeza, mas parece como algo que possa completamente mudar o sentido legítimo do documento.

Obrigada

2. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Estou convencido de que é um erro. Deve ser 'reserva' e não 'reversa' (aliás, em bom rigor e a menos que tal termo exista no Brasil, deveria ser 'reversão', não 'reversa').
    Se for 'reserva', como julgo que é, a frase faz inteiro sentido. O substabelecimento é a transferência dos poderes que o procurador faz para outra pessoa, que passa a estar no lugar dele a exercer os poderes que lhe foram originalmente conferidos, mas o substabelecimento pode ser parcial, com reserva de poderes por quem substabelece (ou seja, não transmite os poderes todos, reserva para si alguns).

3. Sintra99 Senior Member

Croatia, Croatian
    muito bem, assim a frase realmente faz sentido. Obrigada Carfer!

Share This Page