Sapo vs. rã

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by mateo19, Feb 10, 2013.

1. mateo19

mateo19 Senior Member

Bom dia a todos!

Eu queria saber qual é a diferença entre as palavras "sapo" e "rã". Tem ambas palavras no dicionário. Tal vez "sapo" quando é simplesmente um animal e "rã" quando o comemos? (É o exemplo aqui no WR.)
    Também, pode ser "sapa" se a gente soubesse que o sapo é ela?

Muito obrigado!

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Até que eu acho que sei a diferença quando olho um deles, só não aposto. Um sapo, uma rã.
    Parece que a rã tem as pernas traseiras alongadas, mas definitivamente o que comemos é rã, não sapo. O sapo a gente vive ''engolindo'', mas não comendo.;)

3. mglenadel

mglenadel Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Sapos têm glândulas salientes na região da cabeça, e são terrícolas. Rãs não têm tais glândulas e podem ser terrícolas ou arborícolas.

4. Codinome Shlomo Senior Member

Portuguese (Brazil)
    Mas rã não é a fêmea do sapo?! :confused:
    Tu vê só... agora pra falar direito português, se é rã ou sapo, tem que ser bom em biologia... vê se pode!! :p

5. diego-rj

diego-rj Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    hehehe eu também pensava assim. Mas agora eu associo sapo (e sapa) quando o bicho é "gordo", se não for é rã, e se for pequenininho é perereca.

Fora a diferença entre coelho e lebre, que ainda é nebulosa para mim.

6. Ruca Senior Member

Grande Porto
    Português Europeu

Olá,

O sapo vive em terra e encontra-se muitas vezes em jardins e quintais. São úteis porque alimentam-se de outros bichos, como caracóis e lesmas, que comem as hortaliças e verduras. São mais gordos que as rãs.

A rã é um animal anfíbio, isto é, vive na água e em terra. Faz um ruído característico que se chama coaxar e costuma viver em charcos ou ribeiros.

É mesmo como a Vanda diz: rã come-se e sapo vive-se engolindo :)

7. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Sempre entendi que rã era frog e sapo era toad (excluindo o Sapo Cocas, dos Marretas, claro). Se esta distinção é consistente e idêntica nas duas línguas é que já não sei...

Nenhuma das palavras varia com o género: sapa:cross: sapo.:tick:

8. Casmurro

Casmurro Junior Member

Porto Alegre, Rio Grande do Sul
    Portuguese - Brazil
    No senso comum considera-se sapo como macho e rã como fêmea, de mesmas espécies. Isso é devido aos artigos: (O sapo - masculino -; A rã - a "sapa", feminimo).

Se há alguma distinção biológica maior eu não sei.

9. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Oh, até que eu estava indo no caminho certo, intuitivamente, sobre a rã. O final de um artigo que explica a diferença desses anfíbios:
    Aqui o artigo e as diferenças de cada um.

10. Prionace Junior Member

Portuguese - Portugal
    The english language also has two words, Frog and Toad, correct?

11. mglenadel

mglenadel Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Yes, but the distinction is not as clear-cut, or rather, there is no direct correlation. Some frogs are sapos, some are rãs; but I think all toads are sapos.

Share This Page