1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Termos de futebol

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Tagarela, Feb 10, 2008.

1. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

Vi em um canal esportivo do Brasil que em Portugal alguns termos referente ao futebol são diferentes nos dos países, gostaria de saber dos colegas lusitanos que palavras vocês usam para:
    Escanteio, técnico, zagueiro, goleiro, atacante e outros.

Se não me engano, vocês gritam 'GOLO!" e não "GOL!", certo?

Até.:

ps: será que este ano será do Cristiano Ronaldo? =P

2. Lusitania Senior Member

Lisbon
    Portugal Portuguese
    Olá Tagarela,

Temos termos diferentes sim, por exemplo dizemos desportivo, desporto e não esporte e gritamos GOLO! entre outras coisas :)

Goleiro penso ser o que marca mais golos? Se for dizemos goleador ou marcador.

Escanteio é canto, penso eu...

Atacante suponho que seja o avançado.

Técnico não sei, será que te referes à equipa técnica? Treinador, Treinadores adjuntos, etc?

Espero não ter dito grandes asneiras, aguarda mais opiniões. :D

Abraços

Zagueiro acho que é defesa.

3. Brazilian Girl

Brazilian Girl Senior Member

São Paulo, SP, Brazil
    Portuguese Brazil
    Olá!

Gostaria só de complementar e pedir aos amigos de Portugal que o confirmem, mas os meus avós lusitanos costumavam chamar o goleiro de "porteiro", assim como os espanhóis. Os mais velhos, mesmos entre brasileiros, costumam dizer também "guarda-metas" e ainda, "bater um corner", para o escanteio.

4. joanamcbarata

joanamcbarata Senior Member

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Tagarela,

Estive a pesquisar e encontrei estas diferenças:

*Escanteio - canto
    Técnico - treinador
    *Zagueiro - defesa (central?)
    *Goleiro - guarda-redes
    Atacante - avançado

*Impedimento - fora de jogo
    *Time - equipa
    Chute - remate
    Partida - jogo (também se usa partida, mas são mais os comentadores de televisão, para não estarem sempre a repetir a mesma palavra, e porque gostam de usar palavras que mais ninguém usa... :) Ex.: Um amigo diz a outro: "O jogo está a começar", não "A partida vai começar". (penso que no Brasil isto faz sentido(???)) :)
    Juiz - árbitro
    1º/2º tempo - 1ª/2ª Parte
    *Acréscimo - Desconto de tempo

Não sei se alguns dos nossos termos não serão também usados aí. Assinalei com * os termos que acho que nunca são usados por cá (os restantes são usados como sinónimos, ou pelo menos entendidos por quem não tem contacto com o português do Brasil).

P.S. - Esqueci-me do mais importante: é "goooooolo" :D

5. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Brazilian Girl, nunca ouvi ninguém dizer "porteiro", mas sim guarda-redes (será o guarda-metas? também nunca ouvi cá). Nunca ouvi dizer às pessoas mais novas nem às mais velhas, mas eu sou de Lisboa, talvez se use em alguma zona do país.

"Bater um corner" é "marcar um canto". Acho que se alguém usa "corner" em Portugal são só os viciados do Pro Evolution Soccer. :)

6. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

Outra diferença de que me lembrei na mensagem da Joana é que dizemos "comentarista" em vez de "comentador".

Lusitania, goleiro, como a Joana apontou, é o guarda-metas (termo melhor que o nosso, devo admitir). Aquele que marca muitos golos é o artilheiro.

Central acho que seria meio-campo aqui.
    "Corner" também é um pouco utilizado como lembrou a Brazilian Girl, mas aí já seria um uso direto do inglês.

Também usamos árbitro algumas vezes.
    Quanto ao auxiliar de arbitragem, que correm nas laterais, como vocês dizem, aqui são os famosos "bandeirinhas".

Obrigado pela colaboração e boa sorte na Eurocopa! Afinal, vosso treinador é brasileiro!

Até.:

7. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Não, guarda-metas não existe cá, é guarda-redes! :)
    Artilheiro é o goleador, como disse o Lusitania.

Quanto ao auxiliar de arbitragem, acho que dizemos árbitro auxiliar, ou juiz de linha (não estou completamente certa em relação a este termo, penso que os nomes foram alterados há relativamente pouco tempo - acho que juiz de linha já não é o termo oficial (?)).
    Acho que também usamos bandeirinha (já deve vir aí algum fã do futebol confirmar ou desmentir).
    E depois há o quarto árbitro (acho que é igual aí).

Eurocopa?? :) É campeonato da Europa, ou melhor, o Europeu! :D
    Fica aqui o nosso Felipão, a apontar mais diferenças entre a(s) nossa(s) língua(s).

8. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Muito interessante esta sua thread, Tagarela. A linguagem ou jargão desportivo fascina-me e às vezes ouços os relatos para apanhar os termos.

Os comentadores chamam esférico à bola.

Há outra expressão, que acho ser de origem brasileira, e que é : a bola foi beijar o véu da noiva (foi gooolo!) :)

"Trincos" é o nome que ouço chamarem aos avançados - os jogadores que vão à frente e que se supõe meterem golos :rolleyes:.

Havia um comentador desportivo, Jorge Perestelo, que faz parte do imaginário das transmissões desportivas pela rádio. Algumas expressões que ele usava:

- "Ripa na rapaqueca!" (a mais famosa)

- "O que é que é isso, ó meu?"

- "Até eu, com a minha barriguinha, fazia melhor..."

- "É disto que o meu povo gosta"

- "A bola espirrou para fora da área"

- "Aguenta coração

E aqui estão algumas frases cómicas tiradas do nosso futebol. O Gabriel Alves é um comentador desportivo.

9. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    A mim o que mais me interessou foram estes termos aparentemente caídos em desuso. :cool: É bem possível que se dissessem em Portugal há algumas décadas, mas hoje em dia de facto não seriam reconhecidos.

10. Dom Casmurro

Dom Casmurro Senior Member

Brazil Portuguese
    Que coisa curiosa... No Brasil, um locutor (Osmar Santos) notabilizou-se com "Ripa na chulipa!", muito parecido com a "Ripa na rapaqueca" (que me parece mais engraçada). E outro locutor, também do Brasil, (Januário de Oliveira) também usava o bordão "É disso que o povo gosta!", que se tornou uma das suas "marcas registradas". Finalmente, "A bola espirrou para fora da área" é bastante comum, assim como "Agüenta coração".

11. MOC Senior Member

Portugal
    Portuguese

Uma correcção. Um "trinco" não é um avançado. É um médio defensivo.

Segue uma lista que espero suficientemente detalhada, para pessoas dos dois lados do atlântico saberem de que estão falando os do outro lado.

Guarda-Redes (Redes em linguagem coloquial, possivelmente regional) = Goleiro
    Lateral = Lateral
    (defesa) Central = Zagueiro
    Trinco = Volante
    Médio = Meia (um pormenor: o meia-atacante do Brasil em Portugal seria chamado 10 ou número 10 - e agora o Brasileiro diria que o meia atacante no brasil também é o 10, mas o que eu quis dizer com isto foi que em Portugal é absolutamente comum dizer "o fulano é um 10" ou "fulano joga a 10" mesmo que ele tenha o número 20 nas costas).
    Avançado = Atacante
    Ponta de Lança = centro-avante
    Extremo = O antigo "ponta" que desapareceu do futebol brasileiro.

Equipamento = Uniforme
    Claque = Torcida
    Adepto = Torcedor
    Treinador = Técnico

Canto = Escanteio
    Falta = Falta, mas à cobrança de falta em Portugal chama-se sempre "livre"
    Fora-de-Jogo = Impedimento
    Lesionado = contundido
    Golo = gol
    Golo na Propria (baliza) ou auto-golo - Gol contra
    Pé em riste = pé alto (não sei se têm outro nome)
    Prolongamento = prórroga

O resto ou não me lembro ou é igual. :)

12. Denis555

Denis555 Senior Member

Cracóvia, Polônia
    Brazilian Portuguese
  13. MOC Senior Member

Portugal
    Portuguese
    Embaixadinha diz-se "toques". Por exemplo "dar toques". Não temos um nome engraçado para isso. :(

A bicicleta é igual, e quanto à prorrogação, desculpe. Pareceu-me já ter ouvido comentadores a dizer "se acabar empatado, vai ter prórroga". O som deve ter falhado no final da frase. :D

14. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Quote:
    Originally Posted by MOC [​IMG]
    Uma correcção. Um "trinco" não é um avançado. É um médio defensivo.

As minhas desculpas por esta ignorância futebolistica. Meti na cabeça que eram os homens do golo... :eek:

15. Portvcale Senior Member

Portugal - Português Europeu
    «Bater uma pelada» poderá ser «fazer um joguinho (de futebol)», «uma partidinha (de futebol).
    «Gol de bicicleta» também pode ser «golo de pontapé de bicicleta» (termo mais extenso).
    «Técnico» é «treinador» ou «treinador principal». Depois temos os «treinadores-adjuntos».
    «Bandeirinhas» são os «árbitros-assistentes».

16. Lusitania Senior Member

Lisbon
    Portugal Portuguese

Também se diz "o grande derby" quando é um jogo entre equipas muito importantes.

Abraços

17. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

No Brasil, derby é clássico. Os nossos locutores costumam dizer derby apenas quando estão narrando jogos da Terra da Rainha.

Até.:

18. Dom Casmurro

Dom Casmurro Senior Member

Brazil Portuguese
    Já na Espanha, derby não é necessariamente o que no Brasil se chama 'clássico' (jogo entre dois clubes importantes e tradicionais). Derby, lá, é um jogo entre dois times da mesma cidade (ex.: Real Madrid x Atlético de Madrid; Barcelona x Espanyol). Dessa maneira, um jogo entre os dois melhores e mais tradicionais clubes da Espanha (Barcelona e Real Madrid) não é um derby.

19. MOC Senior Member

Portugal
    Portuguese
    Em Portugal acontece o mesmo Dom Casmurro.

O Sporting - Benfica é um derby e é um clássico. É um clássico porque envolve dois dos 3 grandes clubes portugueses, e é um derby porque ambos são de Lisboa.

Já o Benfica - Porto é apenas um clássico.

O Porto - Boavista é um derby da cidade do Porto, mas não é um clássico porque o Boavista não é considerado um dos grandes clubes portugueses.

20. Portvcale Senior Member

Portugal - Português Europeu
    Derby, ou dérbi, é geralmente um jogo entre dois clubes da mesma cidade, podendo ser, também, de mesma região*. Sporting-Benfica, Belenenses-Sporting, FC Porto-Boavista e, também, V. Guimarães-Sp. Braga* são considerados dérbis.
    Clássico é um jogo, como a própria palavra quer dizer, que já se realizou muitas vezes. Por exemplo, um Boavista-FC Porto já é considerado um clássico, porque as equipas já se defrontaram muitas vezes. Por outro lado, um Naval-Benfica já não pode ser considerado um clássico, pois o Naval tem poucas presenças na liga principal do futebol português.

21. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

Hum, é verdade, acho que esses comentários também servem para o futebol inglês. Não tenho certeza se eles chamariam Manchester United x Chelsea de derby. Bem que os comenta-ristas/dores poderiam passar por aqui.
    Mas aqui no Brasil só dizemos clássico, quando o jogo é entre dois times do mesmo lugar, mas sem nenhuma grande importância, não se costuma denonimar de modo especial.

Até.:

22. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Entrando nesta, ainda que tardiamente:

- Goleiro também se diz (ou se dizia) arqueiro. Alguns antigos narradores falavam no guarda-valas (sic).

- Aliás, aqui o narrador é aquele chato que fica falando o tempo todo, enquanto o comentarista é o que intervém de tempos em tempos, para falar besteira. :D

- Derby era, originalmente, o clássico campineiro (de Campinas, SP) entre Guarany e Ponte Preta - herança dos ferroviários ingleses, sem dúvidas. Mas tenho visto, recentemente, o uso desta palavra para designar os jogos entre equipes da mesma cidade.

:)

23. dec-sev Senior Member

Sevastopo;
    Russian
    Derby 1) the Derby an annual horse race run at Epsom Downs, Surrey, since 1780: one of the English flat-racing classics
    2) any of various other horse races
    3) local Derby -- a football match between two teams from the same area.
    Etymology: named after the twelfth Earl of Derby (died 1834), who founded the horse race at Epsom Downs in 1780 (Collins dictionary)

24. ZangiefZangado Junior Member

Brazil
    Portuguese (Brazilian)
    À esquerda vou colocar os termos usados no Brasil. À direita vão ficar os termos usados em Portugal.
    Correções são muitíssimo bem-vindas.

Goleiro - Guarda-redes
    Gol(s) - Golo(s)
    Time - Equipa
    Camisa - Camisola
    Tiro de meta - Pontapé de baliza
    Semifinal - Meias-finais
    Jogo de ida - 1ª mão
    Jogo de volta - 2ª mão
    Chute - Remate

Será q existem mais diferenças?

25. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Já temos uma discussão sobre o assunto. Veja acima do seu post. Acho que já devem ter abordado seus termos (não conferi).

26. J. Bailica Senior Member

Portugal
    Português - Portugal
    Mister. Às vezes o pessoal da bola, para se referir ao treinador, usa a palavra 'mister'. Normalmente o mister é que sabe.

O Jorge Prestelo era um locutor radiofónico de futebol. Alguém falou dele, acho que lá na outra fiada, entretanto bloqueada ou revertida nesta, bom. Acontece que ele usava essas expressões que ‘fazem lembrar’ (algumas) as dos seus colegas brasileiros porque justamente ele as copiava, ou transformava. E depois misturava expressões angolanas, por ser angolano de origem. Tudo para ‘a emoção’ J.
    Mas não resisto a contar uma tirada dele, que sempre me fez rir como o caneco, desculpem lá que isto da bola é mesmo assim. Num Portugal – Suiça jogado há bastante tempo, estava em causa o apuramento para uma Copa = Campeonato do Mundo J (ou Europeu) e, já nos últimos minutos, do último jogo do apuramento, Portugal necessitava desesperadamente de um golo, porque estava tudo empatado excepto no ‘goal -average’, que era a nosso desfavor. E Portugal era só ataque, mas nada de marcar golo=gol no gol= baliza adversário(a).
    O Perestrelo era quase um colérico, em termos do controlo das emoções, e o Estádio da Luz, então, quase sucumbia. Eu estudava à noite nessa época, e depois das aulas tinha ido para o café ver o jogo. O meu irmão apareceu entretanto para me apanhar, porque nessa altura eu ainda não conduzia (!).
    E lá fomos, a ouvir os tais últimos minutos do jogo no carro. Pá, os nossos sempre a carregar e, entre tanta jogada ofensiva, aparece o Oceano, que era um centrocampista defensivo e algo errático - ou imprevisível J - ; e aparece numa arrancada fenomenal! À medida que ia deixando suiços para trás, o Perestrelo narrava algo como: «Olha agora o Oceano, lá vai, passa por outro, lá vai Oceano, outro, vaai Oceano, vaaai Oceano, vaaaai Oceaano, vaaaai Oceaaaano… Oooh! Vai à merda, Oceano!!!!

27. englishmania Senior Member

Portugal
    European Portuguese
    Penso que esses estão correctos. Também dizemos "semi-final" do inglês.

Na verdade, não conheço todos os termos do Brasil, mas conheço os que usamos em Portugal.
    Aqui ficam algumas expressões ou palavras utilizadas por cá: pontapé de saída, (pontapé de) canto, grande penalidade (também penalti do inglês), livre directo, livre indirecto, falta, cartão amarelo, jogador amarelado, cartão vermelho, expulsão, equipamento: camisola, calções, chuteiras/botas, guarda-redes, defesa, avançado, médio, ala, lateral, extremo, trinco, ponta de lança, finta, remate, coxinha/túnel, trivela, ...goloooo.

Edit: Entretanto, fui ver a discussão atrás e aconselho a ler. É bastante útil.

Last edited: Jun 7, 2013
  28. ZangiefZangado Junior Member

Brazil
    Portuguese (Brazilian)
    Então vamos ver no Brasil:
    Pontapé inicial, escanteio/corner, pênalti, tiro livre direto, tiro livre indireto, falta (o ato e a cobrança), cartão amarelo, jogador amarelado, cartão vermelho, expulsão, uniforme: camisa, calção, chuteiras (botas não), goleiro, zagueiro, volante (meio-campista defensivo), meia (meio campista de armação de jogadas), ala/ponta (lateral avançado), lateral, atacante (homem de área, referência, pivô [no sentido tático] ou artilheiro, goleador, matador [no sentido de quem marca gols]).
    Finta, chute, peru/caneta/por entre as pernas, trivela, gol.

Não entendi quem são o "extremo" e o "avançado". São sinônimos de atacante?

Em tempo: algumas expressões usadas aqui no Brasil (será que são iguais aí do outro lado da poça?)
    Cozinhar o galo = prender o jogo, jogar para gastar o tempo
    Jogador plantado = que não se movimenta muito
    Na banheira = impedido/fora-de-jogo
    Onde a coruja dorme = cantinho do gol, na junção entre a trave e o travessão (o poste e a barra)

29. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)

:D Ótimo!!

Esqueceram-se do
    Balneário = Vestiário

30. englishmania Senior Member

Portugal
    European Portuguese
    Jogo amistoso > Jogo amigável

31. anaczz

anaczz Senior Member

Português (Brasil)
    ou jogo particular, não?

32. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Algumas antigas expressões, usadas no Brasil:

cancha: campo de jogo
    beque: zagueiro
    centeralfe: volante
    centerfor: centro-avante
    balão de couro, pelota: bola
    filó: rede (da baliza)
    bonde: jogador ruim
    caneleiro: jogador ruim
    pipoca, pipoqueiro: jogador medroso
    firuleiro: que finta sem necessidade, preciosista
    craque: ???

33. englishmania Senior Member

Portugal
    European Portuguese
    Por cá

caceteiro =agressivo, violento, faz muitas faltas
    craque= bom jogador

34. ZangiefZangado Junior Member

Brazil
    Portuguese (Brazilian)
    Pra jogador ruim, também tem "perna-de-pau", "grosso" ou "cabeça-de-bagre".
    Jogo amistoso NUNCA foi jogo particular. Acho que a Anacz não captou a mensagem.
    "Caceteiro"" do PtPt eu traduziria como "carcará"
    Por aqui, prefiro não comentar o que seria um jogador "caceteiro". Alguém que jogue no mesmo time que o Ronaldo Fenômeno ou Jr. Baiano? hahaha

35. anaczz

anaczz Senior Member

Português (Brasil)
    Ouvi isso muitas vezes em Portugal... Jogo particular

36. englishmania Senior Member

Portugal
    European Portuguese
    Por cá dizemos amigável e particular, penso que com o mesmo significado. Não percebo o que o ZangiefZangado quis dizer.

37. deixaoverao New Member

English
    Qual é o término em inglês para um "toque lateral" em futebol? e um "escanteio"?
    Muito obrigada pela sua ajuda!

38. rheinha Junior Member

Boston, Estados Unidos
    Portuguese, English
    Corner Kick

39. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil

Share This Page