1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

todas as quais/ as quais todas

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Löwenfrau, Apr 21, 2014.

1. Löwenfrau

Löwenfrau Senior Member

São Paulo
    Brazilian Portuguese
    Estou em dúvida se estas duas formas estão corretas, e qual soa mais idiomática:

"... gostaria apenas de indicar o desamparo das línguas, que querem todas exprimir a relação causal por intermédio de uma relação temporal e são obrigadas a exprimir a relação temporal por intermédio de uma relação espacial."

"... gostaria apenas de indicar o desamparo das línguas, todas as quais querem exprimir a relação causal por intermédio de uma relação temporal e são obrigadas a exprimir a relação temporal por intermédio de uma relação espacial."

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    As duas formas parecem-me boas. Escolher entre uma e outra é questão de estilo. Eu ficaria com a primeira.

3. Löwenfrau

Löwenfrau Senior Member

São Paulo
    Brazilian Portuguese
    Obrigada pela resposta, anaczz. :)

4. Joca

Joca Senior Member

Florianópolis, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Não poderia também ser? .... o desamparo de todas as línguas, que querem....

5. Löwenfrau

Löwenfrau Senior Member

São Paulo
    Brazilian Portuguese
    Sim, pode ser também, acho que não muda o sentido...

6. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Poderia, mas nos outros casos fica explícito que todas as línguas querem... e assim pode dar a entender que apenas algumas línguas querem...

7. Joca

Joca Senior Member

Florianópolis, Brazil
    Brazilian Portuguese
    É verdade. Talvez o subjuntivo ajudasse a esclarecer. ... todas as línguas que querem (TODAS)... todas as línguas que queiram (SÓ ALGUMAS)...

Acho que, para evitar essa ambiguidade, convém usar uma conjunção, assim: ... o desamparo das línguas, porque/uma vez que todas querem...

Share This Page