1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

trainee X estagiário

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Jabir, Apr 26, 2014.

1. Jabir

Jabir Senior Member

Portuguese - Brazil
    olá!

existe alguma diferença entre estes dois termos? trainee e estagiário?

vejam, a wikipedia em português não os relaciona explicitamente: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trainee

obrigado!

2. mglenadel

mglenadel Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    From the top of my head, eu diria que "trainee" é alguém que já foi contratado/efetivado e que está recebendo treinamento específico para exercer sua função, enquanto que "intern"/"estagiário" é alguém que não é empregado pela empresa, e que está aprendendo "generalidades" sobre a atividade (como por exemplo fazer café e ir buscar lanche para os funcionários "de verdade").

3. Jabir

Jabir Senior Member

Portuguese - Brazil
    Hum, o cargo de estagiário que eu iria exercer se encaixa na sua definição de trainee. Acho que essa concepção de que o estagiário faz café e busca lanche não corresponde aos fatos (falo por xp). Mas obrigado pela distinção :)

4. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Este termo 'trainee' é importação recente (ao menos na área de Engenharia).

Antes, era estagiário, para os estudantes dos últimos anos/semestres e, uma vez formados, engenheiro júnior.
    Agora, mudou: o estagiário continua lá (tirando cópias, ajudando com o excel, fofocando, espalhando notícias da rádio-peão, etc), que uma vez diplomado e sendo aproveitado, vira engenheiro trainee; ele/ela só vai a júnior, depois de uns 3-4 anos.
    Mas há variações. Por exemplo, onde trabalho o trainee é o recém-formado que não passou pelo processo de estágio. Se fez pelo menos uns 6 meses de estágio, vai direto para júnior.

Eu traduziria 'trainee' por treinando.

P.S.: eu também fui estagiário... há muitos anos! :p

5. Jabir

Jabir Senior Member

Portuguese - Brazil
    Valeu, Guigo...

Bom, eles me disseram que eu ia trabalhar com o Visual Studio e fazer projetos interessantes, mas vai ver que era só máscara :p

Share This Page