Uso de pronomes lhe te

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by amandagrativol, Jan 1, 2008.

1. amandagrativol Junior Member

Brasil - Português
    Olá, pessoal.
    Creio que o certo seria: Gostaria de lhe perguntar uma coisa.
    Mas num texto um pouco informal, eu pus: Gostaria de te perguntar uma coisa.

Me disseram que é errado usar te nesse caso, porque quem pergunta (transitivo indireto), pergunta algo a alguém, daí tem que se usar o Lhe e não o te.
    Seria isso muito errado ou para um texto informal tudo é válido?

Obrigada.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Bem-vinda aos fóruns, Amanda :)

Vamos por partes:
    1- perguntar no sentido de pedir, solicitar (informação) é transitivo indireto e bitransitivo
    Ex.: <perguntou-lhe sua nacionalidade> <o repórter perguntou pelo fugitivo> <perguntou sobre o paradeiro do suspeito>
    2- propor (questão), pedindo sua solução; investigar - transitivo direto
    Ex.: perguntou o motivo de toda aquela revolta >(Houaiss)

3- Objeto Indireto
    Os pronomes que funcionam como objeto indireto são me, te, se, lhe, nos, vos, lhes. Ex. Traga-me as apostilas, quando as encontrar. /Obedecemos-lhe cegamente.

Sua frase:
    Gostaria de lhe perguntar uma coisa/ gostaria de perguntar-lhe uma coisa. (3a pessoa) -
    Gostaria de te perguntar uma coisa/gostaria de perguntar-te uma coisa. (2a pessoa)

3. amandagrativol Junior Member

Brasil - Português
    Obrigada, Vanda.
    Essas coisas me confundem de verdade.

4. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    O que lhe/te disseram é um disparate pegado. "Te" está certíssimo aí.

Enquanto na terceira pessoa há pronomes distintos para o objecto directo (o, a, os, as) e para o objecto indirecto (lhe, lhes), nas outras pessoas (me, te, nos, vos) o pronome objectivo clítico tanto pode ser directo como indirecto.

Share This Page