Uso do subjuntivo com conjunções concessivas

Discussion in 'Português-Español' started by pkogan, Feb 15, 2013.

1. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Oi pessoal!

Estou com dúvidas em relação ao uso do subjuntivo com conjunções concessivas:

Na seguinte frase posso optar entre "era" e "fosse" ou devo usar obrigatoriamente o modo subjuntivo por causa da conjunção "embora"?: Segundo uma pesquisa realizada no Brasil, homens e mulheres igualaram-se nas taxas de felicidade. Há dez anos, a taxa dos homens que se viam "felizes" era maior que a taxa das mulheres, embora essa diferença fosse pequena (69% contra 62%).
    O mesmo aconteceria com as conjunções "mesmo que" - "ainda que" - "apesar de que"?

Por outro lado, gostaria de perguntar se está certo o uso de "embora" com o futuro do subjuntivo: Embora estiver cansado, ele irá.

Obrigado!

2. César Lasso Senior Member

Madrid (España)
    castellano, España
    Olha, com "embora", "era" já não me bate certo: tem que ser "fosse".

No entanto, não tenho certeza por quê, eu teria fugido a esse embora + estiver. Teria optado por alguma outra formulação, como por exemplo: Nem que estiver cansado, ele irá

O melhor será aguardar por outras respostas...

3. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Com "embora" deve usar apenas o presente ou o imperfeito do subjuntivo

Embora esteja cansado, continua a caminhar.
    Embora estivesse cansado, continuou caminhando.

O futuro do subjuntivo usa-se com "quando" e "se"
    Quando estiver cansado, sente-se e relaxe.
    Se estiver cansado, não precisa vir.

4. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Embora em português, ao contrário de aunque em espanhol, requer o subjuntivo. O mesmo se aplica a outra locuções concessivas. Há raras exceções, mas penso que devidas a anacoluto.

5. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Essas outras locuções concessivas serão todas, mesmo? Por exemplo, "mesmo que" - "ainda que" e "apesar de que" funcionam da mesma forma que "embora", quer dizer, apenas seguidas de presente do subj ou imperfeito do subjuntivo?

6. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    A conjunção condicional "caso" também aceita, apenas, o presente ou o imperfeito do subjuntivo (não o futuro do subjuntivo), não é mesmo?

7. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Sim,
    caso esteja, caso estivesse, caso seja, caso fosse, etc.

8. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    "Mesmo que" e "ainda que" requerem o subjuntivo. "Apesar de" e "não obstante" requerem uma locução substantiva, podendo esta ter um infinitivo ou um particípio passado como núcleo.

9. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Muito obrigado!

Share This Page