Utilização da vogal "ɐ" (português brasileiro)

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by L'affamato, Oct 26, 2013.

1. L'affamato Junior Member

internet
    italian, swedish
    Quais são as regras que determinam, no idioma brasileiro, quando se pronuncia la "a" como "
    ɐ"? A minha grammatica portuguêsa não cobre esta questão..! Por exemplo: la "a" na palavra "branco" deveria ter o som de "ɐ". Desculpe para o meu português, está ainda muito rudimentar. Obrigado!

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Na palavra "branco", o "a" seguido de n (ou m) tem som de ã.
    Se "ɐ" corresponde ao "a" átono europeu, arrisco-me a dizer que não usamos esse som. O "a" é aberto (a) ou nasalizado (ã)

3. Curupira

Curupira New Member

Brasil
    Portuguese - Brazil
    Anaczz, posso discordar? Não sou lingüista nem nada, só curioso, mas pelo que eu entendo dessas coisas de fonética existe sim um "a" átono no português do Brasil. Só não tenho certeza de que o som seja igual ao de Portugal. Veja, por exemplo, palavras como garota ou salada; ou palavra mesmo.
    Se pronunciam:

Garota - / garotɐ /
    Salada - / saladɐ /
    Palavra
    - / palavrɐ /

Nunca vi ninguém falando "GarotA" , "saladA", a não ser que essa pessoa seja um italiano que acabou de chegar no Brasil ou o palhaço Tiririca (que exageradamente fala: meni-NA, meni-NÔ).
    A pergunta do L'affamato me fez perceber que o "ã" (a nasal) é mais próximo do "ɐ" do que do "a", pelo menos na minha fala.
    Porém, isso tudo acho (chuto) que vale de modo geral pro Brasil, com raras exceções (talvez em alguns lugares do sul).

Agora, repondendo a pergunta do L'affamato, a regra me parece que é simplesmente: "as" tônicos = a; "as" átonos = ɐ. No caso da palavra branco, seria um "a" nasal = ã / ~ɐ (som parecido com "ɐ", por isso a dúvida). Espero ter ajudado.

Last edited: Oct 27, 2013
  4. Ariel Knightly

Ariel Knightly Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Para mim Ana está enganada. Essa vogal aparece sim no /a/ final átono e no /a/ nasal. Na palavra "branca", por exemplo, ela aparece duas vezes, sendo que na primeira acrescida de nasalidade. A pronúncia mencionada por Ana,"br[ã]nco", é algo que só consigo imaginar na fala de estrangeiros.

5. Nino83 Senior Member

Italian
    Estou de acordu com Curupira e Ariel.
    As "a" átonas não são pronunciadas [a] (como em italiano) mas [ɐ], muito similar a "u" breve dos inglêses do sul-est, menos clara daquela italiana

Last edited: Oct 27, 2013
  6. anaczz

anaczz Senior Member

Português (Brasil)
    E como seria a notação para essa nasalização?

7. Ariel Knightly

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    fonêmica: /'brãka/
    fonética: ['bɾɐ̃ŋkɐ]

8. diego-rj

diego-rj Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Aproveitando que o tópico está falando de vogais átonas, vocês acham que temos dois 'u's? Um equivalente ao u normal e tônico e o outro equivalente a um u e o átono. Tenho certeza absoluta que não pronuncio o o e o u da palavra tudo da mesma forma: [´tudu] :cross:

9. mateus-BR Senior Member

L'affamato,

Antes de n e m, a letra "A" e TODAS as outras vogais e, i, o, u sempre soam, nasais ã, em, in, õ, um.
    Na variante brasileira da língua portugesa, as letras 'a' que não são nasais, soam quase sempre abertas. Mas, uma regra geral, as letras "A" da primeira sílaba sempre soam abertas, e as que fazem parte da sílaba tônica também. A vogal só tem o som de 'ɐ' quando precedem a sílaba tônica ou quando estão no final da palavra e a sílaba na qual ela se encontra não é tônica.
    Exemplos: (a sílaba destacada em vermelho é tônica)
    Letras = Le-trɐs
    Mafalda = Má-fál-dɐ
    Mariana = Má-ri-ã-nɐ
    Brasileira = Brá-si-lei-rɐ
    Sílaba = -lɐ-bɐ

A pronúncia paulistana, por ter sofrido influência dos imigrantes italianos, pronunciam até as ɐ abertas.

Um forte abraço!

10. AlexSantos Junior Member

Rio de Janeiro - Brazil
    Portuguese - Brazil
    Sim, se não me engano a transcrição segundo o IPA seria algo como ['tu.dʊ] onde o /u/ seria uma vogal posterior fechada arredondada (o nosso "U" tônico) e o /ʊ/ uma vogal quase posterior quase fechada arredondada (o nosso "U" ou "O" átonos).

Last edited: Oct 29, 2013
  11. mexerica feliz

mexerica feliz Senior Member

para: par[ɐ] (em Minas par[ə], no Nordeste par[ä])
    grátis: grát[ɪ]s (no Nordeste: gráts).

ɪ,ʊ, ɐ não são fonemas em português brasileiro (aliás em muitos dialetos e idioletos do Norte e do Nordeste se usa só [i, u, a])
    Em Portugal é diferente, ɐ é um fonema sim: para (com [ɐ]) preposição, para com ([a]) forma verbal.

12. Ariel Knightly

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Na verdade nem sempre se usam vogais nasais diante de n e m.

banana --> /ba'nãna/ --> [ba'nɐ̃nɐ]

As anteriores à sílaba tônica, não sendo nasais, geralmente são abertas.

abacaxi--> [abaka'ʃi]

Não tenho certeza, mas a minha impressão é que os finais "átonos" costumam ter uma tonicidade secundária em alguns dialetos paulistanos, o que talvez explique a altura da vogal -- ou seja explicado por ela. É como se palavras como time e cama tivessem duas sílabas tônicas. Se você fechar os olhos, conseguirá visualizar o Supla pronunciando as seguintes palavras:

time --> [ˈtʃiˌmi]
    cama --> [ˈkɐˌma]

Além da tonicidade desses finais "átonos", outra característica interessante desses dialetos é o que parece ser uma ausência de nasalidade no /a/ tônico de cama.

Last edited: Oct 29, 2013
  13. anaczz

anaczz Senior Member

Português (Brasil)
    Eu digo bɐ̃nɐ̃na (ou ɐ, no final;não consigo distinguir)

14. Alandria Senior Member

Brasil - São Paulo
    Português

É assim que eu falo, existem ALGUMAS POUQUÍSSIMAS pessoas no Sul e Sudeste que nasalizam o primeiro a, porém isso é mais associado ao NORDESTE!
    Gente, a qualidade dessas vogais nasais varia muito no Brasil. Aqui no ES quase NENHUMA vogal que seja átona antes de N e M é nasalizada, pra vocês terem uma ideia, falamos [va'nesa].

Os paulistanos e sulistas não nasalizam vogais. O que eles fazem é apoiar a consoante nasal velar pra "simular" uma suposta nasalização. Por isso estranhamos na forma como pronunciam o ditongo nasal "ão", quase como uma espécie de "aung". Por isso, muitos deles soam ESTRANGEIROS ao pronunciarem certas palavras.

Vamos, paulistanos e sulistas, sem nasalização e com R ALVEOLAR TRILL MESMO, digam hortelã:

[orte'l
    ɐ]

Tapem os narizes e suas vozes não mudarão.
    A minha mudaria completamente na última sílaba: [ohte'l
    ɐ̃]

15. diego-rj

diego-rj Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Acho que nomes são um caso à parte. No Rio também se pronuncia Vanessa como [va'nesɐ], mas se pronuncia Daniel como [dɐ̃ni'ɛw], e não [dani'ɛw] como seria de se esperar.

16. mateus-BR Senior Member

É verdade Alandria,

Muitas pessoas da região sul, da grande Sampa e do sul paulista pronunciam as letras 'ã' nasais como os americanos pronunciam a letra 'u' em 'duck'. Para mim, em particular, não soa bem. Às vezes dá a impressão de que estão com coriza.

17. Hagafiero Senior Member

Belo Horizonte, Minas Gerais
    Portuguese - Brazil
    Na minha fala a vogal A é aberta quando é tônica ou vem imediatamente antes da tônica, e é fechada na maior parte dos outros casos.
    Brasileira = Brɐ-si-lei-rɐ
    Brasil = Brá-sil
    Brasília - Brá-sí-li
    ɐ

18. mexerica feliz

Segundo Thaïs Cristófaro Silva ( em seu livro ''Fonética e fonologia do português brasileiro''), a pronúncia usual em Belo Horizonte é: brasileir[ə], e Brasíli[ə ] (isto é, com [ə ] e não com [ɐ]).

19. AlexSantos Junior Member

Rio de Janeiro - Brazil
    Portuguese - Brazil
    Se não me engano, nesse mesmo livro ela também fala da existência dos fonemas ɪ, ʊ, ɐ no Português brasileiro. Por que você mencionou na sua postagem anterior que eles não existem na variante brasileira? Fiquei meio perplexo com isso...

20. Ariel Knightly

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Existem como alofones, e não como fonemas independentes. Fone e fonema são coisas diferentes.

21. mexerica feliz

Como Ariel Knightly falou...
    ɪ, ʊ,
    ɐ não são fonemas (/ɪ, ʊ, ɐ/) , são alofones ([ɪ, ʊ, ɐ]).
    Muita gente no Nordeste pronuncia júri/jure com /i/ , Lia, Maria com /a/ [a] (mas esse a é central /a/ [ä], e não anterior como em francês (de Paris) ou em umas variantes de espanhol:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Vowel#Articulation).

/ / transcrição fonológica
    [ ] transcrição fonética

Last edited: Oct 31, 2013
  22. Ariel Knightly

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    As pessoas têm um pouco de dificuldade com os conceitos de som, fone, fonema e arquifonema. São níveis de abstração diferentes.

23. Alandria Senior Member

Brasil - São Paulo
    Português

Essa gente do Nordeste, se concentrando mais nos estados de RN, PB, PE, AL, SE e BA.
    MA, PI, CE usam [ɪ], [ʊ].
    [a] é usado mais Em PE e BA.

Não sei como alguém consegue visualizar qualquer diferença das variantes RN, PB, interior de PE*, AL e SE. É MUITO IGUAL.

24. AlexSantos Junior Member

Rio de Janeiro - Brazil
    Portuguese - Brazil
    Entendi, obrigado pelos esclarecimentos. Eu realmente tenho dificuldade em distinguir tais conceitos.

25. Nino83 Senior Member

Italian

Eis porque é mais fácil por mim compreender a falada de Djavan ou de Gilberto Gil que aquela, por exemplo, de Maria Gadú, quando eles cantarem.

E como é pronunciada a /a/ no sul?

Last edited: Nov 1, 2013
  26. Nino83 Senior Member

Italian
    Gostaria saber uma coisa.
    Wikipedia diz que:

De forma geral, os brasileiros pronunciam as vogais de forma mais aberta que os portugueses, mesmo quando estão as reduzindo.17 Nas sílabas seguintes à tônica, o PB geralmente pronuncia o O como , o A como [ɐ] e o E como . Alguns dialetos do PB seguem esse padrão também nas vogais anteriores à sílaba tônica.

Hagafiero disse que em MG se reduzem as vogais quando não virem imediatamente antes da tônica.

Quais são os outros dialetos nos quais se reduzem as vogais anteriores à silaba tônica?

Uma segunda pregunta.

Eu li que a vogal /ɐ/ em Rio é dialetalmente semi-fechada e corrispondente a /ɘ/.
    Assim o português brasileiro tem tres allofones (/ɐ/, /ə/ in MG e /ɘ/ in RJ)?

27. mexerica feliz

As vogais tônicas, também, têm muitos alofones:

no Rio pode se ouvir: vida/amigo com [ɪ], com [e] (em vez de )
    no interior de S. Paulo: Saracura, loucura com [ ʊ] (em vez de )
    na Bahia: olhe só (com [ɔ̝ ] / o̞ ] (levantamento) (em vez de [ɔ])
    no Rio: é! (com [æ ] (abaixamento) (em vez de [ɛ ])

Share This Page