1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Vocë versus tu y vós ¿Son todas posibles?

Discussion in 'Português-Español' started by Camila Pons, Jan 23, 2013.

1. Camila Pons New Member

spanish
    Buenos diás, a quien me pueda ayudar con esta duda, se lo agrdecere muchisimo, en la conjugacion de verbos que me enseñan en un curso online,de prtugues brasil, muestran estas personas, ver señalo voce y voces por ejm con el verbo ficar:

Eu fico
    Vocë fica
    Ele ela fica
    Nós ficamos
    Vocës ficam
    Eles elas ficam

Sin embargo en otras webs que he podido comparar en vez de Vocë fica aparece tu ficas y en vez de Vocës ficam aparece vós ficais ¿Son todas correctas?

Muchas gracias

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    São. Até pouco tempo atrás a escola primária ensinava apenas a conjugação de tu, mas como praticamente caiu em desuso, poucas regiões usam o tu (e as que usam, conjugam-no como você), agora ensinam diretamente o você. Mas, para ser completo, é bom que ensinem os dois ... tu ficas, você fica.

3. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Todas son correctas, pero:

El pronombre "vós" y su conjugación son anticuados. Aparecen a veces en la literatura o en la liturgía religiosa, pero hoy en día son poco comunes en el habla.

"Tu" es más familiar que "você", igual que en español, pero en muchas regiones de Brasil el "tu" no se usa mucho y viene acompañado de las conjugaciones (teóricamente) del "você".

4. Camila Pons New Member

spanish
    Muito obrigado Vanda e Outsider! vocês me ajudarom muito muito ;) eu pensei por um momento que tudas as conjugaçãos que eu havia aprendido estavam equivocadas, agora estou segura que não es assim, obrigado e bom dia!

5. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    ajudaram - todas as conjugações - é assim

6. diego-rj

diego-rj Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Eu diria que o "tu" no Rio de Janeiro é mais agressivo e não familiar.

7. Lorena993

Lorena993 Senior Member

Goiás-Brasil
    Portugues (BR)

Não sei se o "tu" caiu em desuso. É mais como você disse, sobre a questão da conjugação como 'você'. Acho que apenas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde se concentram cerca de 90 milhões de pessoas, um pouco menos da metade da população, é que o você é usado pela esmagadora maioria da população. Nas outras três regiões do Brasil o 'tu' é muitíssimo mais popular. Eu mesma nunca conheci um nortista, um nordestino ou um sulista que fale 'você'. Inclusive tenho uma amiga paraense, que mora há mais de 10 anos aqui em Goiás (onde todo mundo fala você), e só usa a forma de tratamento 'tu'.

Mas eu também não conheço pessoas de todos os estados dessas regiões, não posso falar com propriedade, minha conclusão é pelas pessoas que conheço. Aliás, tenho até muita curiosidade de saber como é isso em estados de onde não conheço ninguém como Roraima, Paraná (que faz divisa com as regiões Centro-Oeste e Sudeste), Amapá, Sergipe, Alagoas....

Share This Page