Álcool-gel ou álcool em gel? Ou ambas?

< Previous | Next >

Alentugano

Senior Member
Português - Portugal
Que opinais vós?
Aqui pela Lusitânia quase só ouço/vejo álcool-gel.
Como é aí na sua terra?

• englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Aqui na Lusitânia ouço mais (gel) desinfetante. :p Pensava que a expressão álcool-gel se usava mais no Brasil. Sempre que passam imagens do Brasil nas notícias, ouço "alcogel" :p

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    453 ocorrências de álcool gel (sem hífen, mas uma minoria são falsos positivos e uma minoria recebe o hífen) no jornal português observador.pt e 56 de álcool em gel no mesmo jornal.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Então somos dois e creio que, do ponto de vista da nomenclatura química, álcool em gel seja a forma mais apropriada.
    Mas gel e sol são tipos irmãos de dispersões coloidais. Admitimos aerossol e aerosol. Virá o dia em que, por analogia, admitiremos alcoolgel, ainda que impropriamente, já que em aerosol declaramos o dispersante (ar, aerosol é uma dispersão de sólido ou líquido em dispersante gasoso, neste caso o ar) e em alcoolgel declararíamos a fase dispersa. O álcool não é o meio onde há algo disperso, é a coisa (líquida) dispersa em um meio sólido. Como a voz do povo dá mais importância à utilidade do neologismo que à correção do ponto de vista químico...

Alentugano

Senior Member
    Português - Portugal
    453 ocorrências de álcool gel (sem hífen, mas uma minoria são falsos positivos e uma minoria recebe o hífen) no jornal português observador.pt e 56 de álcool em gel no mesmo jornal.
    Um dos mais importantes dicionários portugueses (Infopédia, da Porto editora) atesta já a forma álcool-gel. Assim mesmo, com hífen.

meencantesp

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Na minha opinião, “álcool em gel” é péssimo de pronunciar numa fala mais espontânea e/ou rápida. Inclusive, prometi a mim mesmo que usaria “álcool em gel” quando fui comprar um frasco na farmácia, mas acabei contra a minha própria vontade pronunciando “álcool-gel”.

Alentugano

Senior Member
    Português - Portugal
    Diferente e errado.

Onde está 'a' dizem u.
    Onde está 'e' dizem u.
    Onde está 'i' dizem u.
    Onde está 'o' dizem u.
    Onde está 'u' dizem... bem, esse sai certo, mas também, né?

E também cometem sistematicamente muitos erros de ortografia pro meu gosto.
    Agora deu pra generalizar e fazer provocação gratuita? qual o propósito disso? Quer saber? Cheira-me a preconceito internalizado contra portugueses. E, deixa que diga, fica-te muito mal.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Agora deu pra generalizar e fazer provocação gratuita? qual o propósito disso? Quer saber? Cheira-me a preconceito internalizado contra portugueses. E, deixa que diga, fica-te muito mal.
    Foi brincadeira da minha parte. Vocês não entenderam.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    E quer saber? A última coisa que sinto com relação aos portugueses é preconceito. Pela cultura portuguesa, pela variante europeia, a única coisa que sinto é admiração. Só admiração.

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    A machadinho levou a mal uma coisa que eu disse, que não disse por mal. Ela não gostou muito e quis provocar um pouco, pronto. Acho que não vale a pena começarmos uma discussão com base nisso. Como dizem as pessoas do norte (eu incluída), "seijam" amigos.

ianis

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    A machadinho levou a mal uma coisa que eu disse, que não disse por mal. Ela não gostou muito e quis provocar um pouco, pronto. Acho que não vale a pena começarmos uma discussão com base nisso. Como dizem as pessoas do norte (eu incluída), "seijam" amigos.
    Pensei que diziam "sede amigos".

< Previous | Next >