Óculos é acessório fashion.

grammarian100

Member
portuguese
Eu escreveria:
Óculos são acessório fashion.
Contudo, parece que a forma correta é:
Óculos é acessório fashion.
Por quê? Agradeço desde já.

• englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Os óculos são um acessório "fashion". /Os óculos são um acessório de moda.

Outras:
    Os óculos dão estilo. :p
    Usar óculos está na moda.

Last edited:

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Com artigo indefinido sim mas e se estiver sem artigo como no OP? Os óculos são acessório ou acessórios fashion?
    Os óculos são acessórios...
    (vários pares de óculos)

Eu reescrevi a frase e coloquei artigos, porque acho estranho dizer "Óculos ..." no início da frase . Parece inglês.

grammarian100

Member
    portuguese
    Achei a frase acima enquanto realizava exercícios de português sobre concordância verbal. Não sei se é o verbo ser que está fazendo a concordância com o predicado. A sentença acima, em tese, está seguindo a norma culta; portanto, não necessita soar natural aos nossos ouvidos.

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Achei a frase acima enquanto realizava exercícios de português sobre concordância verbal. Não sei se é o verbo ser que está fazendo a concordância com o predicado. A sentença acima, em tese, está seguindo a norma culta; portanto, não necessita soar natural aos nossos ouvidos.
    Perdoe-me a sinceridade, mas acha que Óculos. são. acessório. fashion. é a norma culta? (Escrevi assim porque me soa a linguagem de robots)
    É perfeitamente aceitável se se tratar do título de uma notícia num jornal! Aí é costume omitir os artigos. :thumbsup:

O verbo ser concorda com o sujeito “Os óculos”. É possível o verbo ser concordar com o predicativo do sujeito. Pode encontrar tópicos a falar sobre isso aqui. Exemplo: O problema são os óculos.

Last edited:

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Bom, só pode ser isso então o verbo ser está se conjugando com o predicado. Fiquei até em dúvida se eu tinha a anotado a frase corretamente que estou até postando uma cópia da frase.
    Obrigada. Não tem contexto e não diz de onde foi retirado. É provável que seja o título de uma notícia, na minha opinião.

O que dizem as soluções? “Os óculos é”?
    Como disse, o verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo do sujeito. Neste caso, parece-me muito melhor concordar com o sujeito “Os óculos são “.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    O verbo não deve jamais concordar com o predicativo do sujeito. O que ocorre é inversão da ordem: o predicativo às vezes aparece antes do sujeito na frase.

grammarian100

Member
    portuguese
    Bom, sei realmente que é o verbo que escolhe tudo, seja a direita seja a esquerda. ( Ele coordena tudo na frase).Talvez a gramática culta nos ensine que o sujeito está concordando com o predicado por fatos meramente didáticos. Então colocando a sentença acima num contexto normal, poderia ser:
    " O que é acessório fashion para você?"
    "Acessório fashion é, na minha opinião, óculos".

guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Você quis dizer “norma padrão”. Norma culta é como os falantes cultos falam, norma padrão é a norma que se encontra nos livros.

< Previous | Next >