a Beatriz fugiu com quem amava que nem eu

< Previous | Next >

mariasilvia

Senior Member
Italian
Beatriz fugiu com quem amava que nem eu:
a Beatriz fugiu com que amava mais do que amava mim, ou
a Beatriz fugiu com quem a amava mais do que eu a amava, ou
a Beatriz fugiu com quem amava tanto quanto amava mim?
Obrigada sempre e mais :D

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Beatriz fugiu com quem amava que nem eu:
    a Beatriz fugiu com que amava mais do que amava mim, :cross:

a Beatriz fugiu com quem a amava mais do que eu a amava, :cross:

a Beatriz fugiu com quem amava tanto quanto amava mim :cross:

a Beatriz fugiu com quem a amava tanto quanto eu a amava.
    (caso tenha um "a amava")

a Beatriz fugiu com quem amava igual a mim (que também fugi com quem eu amava). Beatriz e eu fizemos a mesma coisa: fugimos com quem amávamos.

mariasilvia

Senior Member
    Italian
    bom, acho que nao entendi muito. ele (eu) ficou sozinho, abandonado por ela (beatriz). mas com quem é que ela fugiu? ela fugiu com quem ela amava mais do que me amava ?
    Da Infopedia.pt:
    que nem: como; do mesmo modo; mais do que;
    Portanto????

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Depende... :D

Há uma vírgula antes do "que nem"?

Fugiu com quem amava, que nem eu. :arrow: Fugiu com quem amava, como eu também fiz.

Fugiu com quem amava que nem eu. :arrow: Fugiu com quem amava tanto quanto me amava.

mariasilvia

Senior Member
    Italian
    Muito bem, nao tem virgula, em todo o caso "que nem" em portugues de portugal tem sentido de "como".
    muito, muito, muito obrigada

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    A frase é ambígua. Também pode querer dizer "Fugiu com quem ela amava mais ainda do que a mim", ou "Fugiu com quem a amava mais do que eu a amava". É preciso ter em atenção outras pistas dadas pelo texto.

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    . ele (eu) ficou sozinho, abandonado por ela (beatriz). mas com quem é que ela fugiu? ela fugiu com quem ela amava mais do que me amava ?

Sem contexto, apenas a frase:
    a Beatriz fugiu com quem amava que nem eu
    Uma situação:
    a Beatriz fugiu com quem amava ( ela amava João) que nem eu (eu fugi com Maria a quem eu amava) . Neste caso este EU estou comparando a situação de Beatriz fugir com a minha situação, visto que eu também fugi com a pessoa que eu amava (Maria).
    Outra situação:
    Beatriz fugiu com quem amava (ela amava João) que nem eu (o João amava Maria tanto quanto = que nem eu).
    Mas, neste caso a frase apresenta ambigüidade, deixando no ar se a Beatriz fugiu com quem ela, Beatriz, amava OU se Beatriz fugiu com uma pessoa que a amava também como eu a amava. Para evitar esta ambigüidade, a frase deveria rezar:
    a Beatriz fugiu com quem a amava que nem eu.

ah ! existe uma 3a possibilidade:
    a Beatriz fugiu com quem amava que nem eu. Ela fugiu comigo que a amava e eu fugi com ela, a quem eu amava. Neste caso seria uma brincadeira de palavras.

Você tem a continuação da história ? Daí podemos saber se ela fugiu com EU ou com UM outro qualquer : o João,por exemplo. :D

mariasilvia

Senior Member
    Italian
    Cara Vanda e Outsider, a continuaçao da historia é que ele focou sozinho sem a Beatriz. Agora, a minha duvida ficava se ela o amava mais ou tanto quanto o outro. valeu a ajuda. acho che ela amava mais o outro e chega, este texto è um quebracabeça!!! :)

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    lol. Então, talvez, esta opção: ela fugiu com um cara que ela amava tanto quanto me (EU) amava/ amava como me amava.
    Vá se entender as mulheres que amam a mais de um! :D
    Anyway, a frase continua ambigüa.

< Previous | Next >