a parte de ou a parte da/do?

< Previous | Next >

Canela_am

Member
the Netherlands, Dutch
Boa tarde,
Tenho uma duvida sempre com de + ou sem o / a. Nesta frase por exemplo.
"Ter experiência na área da engenharia e da fiscalização."

fiscalização precisa a "a" ou posso dizer
"Ter experiência na área da engenharia e de fiscalização."

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Canela sumida,

Como engenharia e fiscalização estão sendo usadas no sentido geral, não precisam do artigo definido.

"Ter experiência na área de engenharia e de fiscalização."

A não ser que você tenha dito alguma coisa anterior ao tipo específico de engenharia e de fiscalização a que você está se referindo.

Canela_am

Member
    the Netherlands, Dutch
    Sumi, mas de vez em quando dei uma olhada no forum. ;-)
    Então, quando se trata de uma coisa especifica, usa-se as referencias com “a”/”o”.
    Obrigado Vanda!

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Acho que neste contexto não há regras muito rígidas. Tanto "experiência na área de engenharia e de fiscalização" quanto "experiência na área da engenharia e da fiscalização" me parecem bem. :thumbsup:

É certo que omitir o artigo dá uma conotação um pouco mais abstracta à expressão "engenharia e fiscalização", mas parece-me que se trata de um matiz muito ligeiro.

Dom Casmurro

Senior Member
    Brazil Portuguese
    Boa tarde,
    Tenho uma duvida sempre com de + ou sem o / a. Nesta frase por exemplo.
    "Ter experiência nas áreas da engenharia e da fiscalização."

fiscalização precisa a "a" ou posso dizer
    "Ter experiência nas áreas dae engenharia e de fiscalização."
    Como você observa pelas minhas correções, é necessário, em primeiro lugar, cuidar da concordância: "área" deve ir para o plural, pois estamos falando de duas áreas (engenharia e fiscalização).

Por outro lado, você poderá escolher entre usar ou não usar o artigo. Isto não é questão de gramática, mas de estilo. No entanto, será aconselhável uniformizar a sua escolha, ou seja: ou usar sempre o artigo ("da engenharia e da fiscalização") ou omiti-los sempre ("de engenharia e de fiscalização").

Mas poderá, também, usar apenas uma preposição, sem qualquer artigo: "nas áreas de engenharia e fiscalização." Prefiro esta última opção.

Canela_am

Member
    the Netherlands, Dutch
    será aconselhável uniformizar a sua escolha
    Na verdade a frase: "A área da engenharia e de fiscalização." foi a minha primeira escolha. Mas percebi logo que seria melhor (ou correto) se ambas as palavras ficarem com ou sem o artigo.
    Estava já imprimindo o meu currículo e não percebi que área estava escrita no singular.
    Corrigi a palavra. Obrigado.

Usei a frase "nas áreas de engenharia e fiscalização."
    Vou dar uma olhada nos links da Vanda, para estudar as regras dos artigos mais.

< Previous | Next >