A pronúncia de Nós e Mas

• LeGauloisBrésilien

New Member
    Portuguese - Brazilian
    Depende muito do contexto e do falante. Conheço pessoas que jamais pronunciariam essas palavras como /majs/ ou /nɔjs/. Outros, porém, pronunciam dessa maneira.

guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Os meus manuais já indicam [ma(j)s] ou [nɔ(j)s] . É até duma hipocrisia enorme querer considerar as variantes sem ditongo como padrão porque acho que só em MG que há falantes que nunca ditongam, diferente do resto do Brasil. O sotaque fabricado considerado como padrão também ditonga.

meencantesp

Member
    Portuguese - Brazil
    Achei muito interessante a discussão. É uma questão de contexto, mas, ao que parece, a nível nacional, falar nóis e mais parece ser aceitável na maioria dos casos (o primeiro menos do que o último). Já ouvi o Príncipe da Sociologia, Fernando Henrique Cardoso, falando dessa forma; a Miriam Leitão, da Globo News, também o faz.

acho que só em MG que há falantes que nunca ditongam, diferente do resto do Brasil.
    Sou do Rio Grande do Sul, e a maioria das pessoas que conheço falam somente nós e más/mâs. Na verdade, falar nóis é algo que, pelo menos entre as pessoas com quem convivo, é visto ou com bastante estranheza ou com certa graça. No caso do mais no lugar de mas, parece ser algo mais comum, ainda que seja muito mais usual entre pessoas mais pobres e/ou menos escolarizadas. Também, poucos falam treis, deiz, etc. Ademais, vou admitir que pensava exatamente a mesma coisa sobre o meu estado. :p

Last edited:
    < Previous | Next >