academic peer

< Previous | Next >

rheinha

Member
Portuguese, English
Como traduz para portugues Academic peers?

SGP is a measure of how much a student has improved—or grown—academically from one year to the next as compared to his or her academic peers.

Minha tentativa:

O SGP é uma medida que mostra o quanto o estudante melhorou—ou cresceu—academicamente de um ano para o outro, em relação aos seus colegas acadêmicos. Um “colega acadêmico” é um estudante que obteve as mesmas pontuações ou pontuações similares nos testes MCAS, no período de alguns anos.

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Acho que não haveria incorrecção em traduzir literalmente 'peers' por 'pares' (os seus iguais), se não fora a definição muito particular que dá do termo. A palavra não costuma aparecer qualificada (quando se fala dos pares de alguém pressupõe-se que a pessoa tem a mesma qualidade de quem lhe é par), mas talvez pudesse dizer 'pares académicos' sem ferir muito os ouvidos de ninguém. No entanto, essa definição de 'academic peers' não parece ajustar-se à ideia de de 'par' em português (pessoa que tem idêntica qualidade pessoal) já que, aparentemente, se restringe às classificações. Sendo assim, talvez fosse preferível 'estudantes de mesmo nível'.

okporip

Senior Member
    Brasil, português
    Como traduz para portugues Academic peers?

SGP is a measure of how much a student has improved—or grown—academically from one year to the next as compared to his or her academic peers.

Minha tentativa:

O SGP é uma medida que mostra o quanto o estudante melhorou—ou cresceu—academicamente de um ano para o outro, em relação aos seus colegas acadêmicos. Um “colega acadêmico”é um estudante que obteve as mesmas pontuações ou pontuações similares nos testes MCAS, no período de alguns anos.
    Especialmente no mundo acadêmico brasileiro, a noção de 'pares', com este mesmo sentido, é usual. Não vejo por que não usar a palavra. Só acho desnecessário adjetivá-la:

O SGP é uma medida que mostra o quanto o estudante melhorou—ou cresceu—academicamente de um ano para o outro, em relação aos seus pares.

< Previous | Next >