acalentar

Áskera

Senior Member
Spanish - Puerto Rico
Oi, pessoal!

Estou lendo um texto de Zuenir Ventura intitulado A cultura da violência, sobre o Brasil. Nele aparece a palavra acalentar e não tenho certeza de compreender o que significa neste contexto:

E lamento mais ainda que vivamos num país em que, perdidas as imagens ingênuas mas edificantes que acalentaram nosso passado, depois de tantos dissabores e da dureza da vida, não se tenha um sonho a estimulá-lo…

Em nosso dicionário encontro primeiramente 'ninar, embalar' e 'cultivar, alimentar, nutrir' no sentido figurado. Em Infopédia, no entanto, encontro também 'acalmar, consolar' e inclusive 'aquecer'! Estou um tanto quanto confuso.

Muito obrigado por vossa ajuda!

• machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    As imagens ingênuas mas edificantes (Brasil, país do futuro?) funcionavam como o colo quentinho e macio de mãe ou de namorado ou namorada depois dum dia péssimo, com chuva, enxaqueca, chefe enchendo, jovem na rua fazendo arminha com a mão para tirar selfie, cabelos rebeldes, talvez menstruação fora de hora e quem sabe a lembrança da explicação elaborada na cantina pelo esquerdomacho alfa da galera a respeito das razões dialéticas pelas quais o feminismo atrapalha, em última análise, a revolução. Tipo hoje.

patriota

Senior Member
    pt-BR
    O bastião genésico do queixume do articulista reside na constatação de que seu berço pátrio já não tenha quimeras — verbi gratia, as figuras pueris que outrora tanto suscitavam vigor quanto nos assentavam em estado sereno, tal qual uma genetriz a consolar o infante.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    O bastião genésico do queixume do articulista reside na constatação de que seu berço pátrio já não tenha quimeras — verbi gratia, as figuras pueris que outrora tanto suscitavam vigor quanto nos assentavam em estado sereno, tal qual uma genetriz a consolar o infante.
    :D boa! (esse é o @patriota de que eu estava com saudades)

Deutugal

New Member
    Portuguese-Portugal / German-Germany
    Eu uso acalentar mais como "desejo", "esperança". Ter o desejo de, esperar que, etc.. Isto vem no seguimento de "alimentar, cultivar ou nutrir" a esperança por algo.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Eu uso acalentar mais como "desejo", "esperança". Ter o desejo de, esperar que, etc.. Isto vem no seguimento de "alimentar, cultivar ou nutrir" a esperança por algo.
    Bem-vindo ao fórum. :) O verbo 'acalentar' pode ser usado no lugar de 'desejar' ou 'ter esperança' em Portugal? Poderia dar um exemplo?

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Bem-vindo ao fórum. :) O verbo 'acalentar' pode ser usado no lugar de 'desejar' ou 'ter esperança' em Portugal? Poderia dar um exemplo?
    Pode. É até, possivelmente e como diz Deutugal, a acepção mais comum ('acalentar um sonho..., acalentar o desejo de..., acalentar a esperança de...', seja o que for o objecto do sonho, do desejo ou da esperança)

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Parece que o que quiseram dizer Deutugal e Carfer foi que o verbo acalentar, nessa acepção de manter, nutrir, cultivar, se aplica a desejos, esperanças, sonhos. Se for isso, fazemos no Brasil o mesmo uso.
    Realmente, acalentar um desejo fica um pouco estranho, se olharmos mais a fundo. Acalenta-se um sentimento como esses acima porque se deseja acalentar, manter vivo. Acalenta-se uma esperança porque não se deseja perdê-la, mantém-se vivo um sonho porque se deseja a coisa sonhada, mantém-se um desejo para que... a coisa desejada não deixe de ser desejada?
    Talvez haja aí uma outra acepção, próxima mas suficientemente distinta para descartar o pleonasmo: manter, abrigar, guardar. Tenho em mim o desejo de ficar rico, abrigo um desejo antigo de tornar-me eremita, guardo um anseio por realizar grandes feitos, acalento desde menino o desejo de obter a aprovação de meus amigos.

Last edited:

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Mas o desejo, como o querer, a cobiça, a ambição, a esperança e sentimentos semelhantes, pode precisar de estímulo, de alimento, não é necessariamente estático, deseja-se pouco ou muito. É nesse sentido que podemos dizer que 'acalentamos' o desejo, quando fazemos algo para lhe aumentar ou preservar a intensidade.

< Previous | Next >