african clicking and/or click language

fexga

Member
portuguese
Alguém sabe traduzir isso?

A menina está fazendo uma lista de coisas que ela quer fazer e uma delas é:
"Become fluent in the African Clicking language."

Alguém sabe como falar isso em português?

Obrigada

• GOODVIEW

Senior Member
    Portugues brasileiro
    Olá Fexga,
    Essa é uma das características, por exemplo da língua xhosa falada pela tribo do mesmo nome na Africa do Sul. Encontrei a expressão consoantes clicantes que me parece bem adequado.

jpyvr

Senior Member
    English - Canadian
    Uma lingua que usa estalhinos com a lingua é Xhosa. Em inglês, o som é chamado "click-consonant". Por example, o nome da lingua Xhosa, comece com um "click-consonant."

Porém, como produzir este som, eu não tenho nenhum ideia!

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    – FAMÍLIA KHOI-SAN (Khoisan) Reúne línguas que contam com menor número de falantes (cerca de 100 mil). São os idiomas falados pelos povos do sul da África, os San e os Kikuius. O mais falado é o nama. A noroeste da Tanzânia existem duas línguas da mesma família: a sandawe e a hadza. Na família KhoiSan, ainda se encontra as línguas: Kung-ekoka e Xóõ (ambas falada pelos hotentotes na África do Sul e Namíbia). Khoisan são as línguas faladas com estalinhos, pelos pigmeus, parece...
    fonte

Quem assistiu o filme ''Os Deuses devem estar loucos'' vai se lembrar da língua.É muito engraçado.

fexga

Member
    portuguese
    Obrigada a todos!
    Acho que o melhor é adaptar, de repente.
    "Ser fluente em idioma africano com consoante clicante"
    ou "Ser fluente em africano clicante"

É para legenda. Vocs acham ruim?
    Valeu!

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Clicante não diz nada aos ouvidos brasileiros, tanto que de ''cara'' pensei no estalinho, pois é como já nos é conhecido. Portanto, algo como ''língua africana de estalinho''.

anaczz

Senior Member
    Português (Brasil)
    Ou "língua africana cheia de estalinhos".

Na primeira vez em que ouvi um telejornal em xhosa, pensei que era algum tipo de cronômetro ou de relógio que, de vez em quando, clicava atrás da apresentadora. Só depois me explicaram que era a própria falando...
    Aliás, lembrando melhor, acho que não era xhosa, era zulu, que também tem estalinhos.

Last edited:

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Alguém sabe como tocar uma besta de carga para a frente ?

Batendo e sugando a língua contra o palato e emitindo um "estalido".

< Previous | Next >