Obrigada a todos pela discussão e desculpe a minha demora: estava uma correria por aqui e só agora pude parar para responder ao tópico. Mas li todas as contribuições e agora deixo aqui meus dois cents:
Aos que questionaram uso, contexto e texto, o que disse era toda a informação que tinha. Achei que não causaria tanta confusão, mas, concordando com Macunaíma aí em cima, Beckett estava certo e ficamos todos esperando Godot.
Repito: "era uma pessoa contando sua experiência profissional como esportista radical, então é uma mistura de excitação e adrenalina, mas tendo controle da situação". O texto faz parte de uma apresentação bastante "recortada" de uma peça publicitária, cujo mote geral é esse: adrenalina, excitação, energia. Eu já fiz a ressalva sobre manter controle para que não se especulasse sobre um "rebu" nos moldes de tormenta, qualquer que seja. Eu não especifiquei que era sobre uma corrida de automóveis - talvez uma falha -, mas como algumas pessoas perceberam, algumas imagens do texto dão essa impressão: pit lane, limiter, accelerator... Mas talvez não tenha deixado isso muito claro. Desculpem-me se foi esse o caso.
Das sugestões, todas muito bem-vindas, as que entendi mais adequadas ao que precisava são "a coisa/chapa esquenta" e "o bicho pega". Ainda assim, tenho a impressão de que são registros de uma variedade do Rio de Janeiro, a primeira mais que a segunda. Peço que me corrijam se eu estiver errada. Apesar da ressalva muito pertinente do mglenadel, "a coisa pega fogo" me soa mais... "nacional", por não me ocorrer explicação melhor. Dentro da lógica do texto, em que outras referências se juntam para dar essa ideia da adrenalina, fico pensando que *talvez* não fique de tão mau gosto e até mais interessante em um texto que tem o intuito de ser bem recebido no Brasil todo, sem marca de regionalismo. Até consigo pensar no "pegar fogo" como uma metáfora dos pneus contra o asfalto em alta velocidade, no melhor (?) estilo "velozes e furiosos". Ou talvez "De volta para o futuro". Até porque, como a frase dá a entender, ele está falando exatamente do momento em que desliga o limitador de velocidade e passa pela linha de largada (e não box, como vi alguém dizer aí em cima), já autorizado para a corrida.
Enfim, mais uma vez obrigada.