are you giving back or just giving away?

Maria Leopoldina

Senior Member
Brazil, portuguese
Bom dia a todos!

A frase acima é o título de um artigo sobre responsabilidade social empresarial:

Corporate social responsibility: are you giving back or just giving away?

Give back está no sentido de devolver à sociedade parte do que se ganhou, mas não sei como ficaria give away.

Poderiam me ajudar na tradução?

Obrigada.
ML

• Queen Elizabeth

Senior Member
    Italian
    Bom dia a todos!

A frase acima é o título de um artigo sobre responsabilidade social empresarial:

Give back está no sentido de devolver à sociedade parte do que se ganhou, mas não sei como ficaria give away.

Obrigada.
    ML
    Give away = doar/fazer uma doaçao
    pode ser?

Frajola

Senior Member
    Braz Portuguese
    Bom dia a todos!

Obrigada.
    ML
    Dando de graça? A frase em inglês está fazendo uma alusão a algo dado sem propósito -- away...

Maria Leopoldina

Senior Member
    Brazil, portuguese
    Em linhas gerais, o artigo diz que os consumidores se preocupam com a responsabilidade social das empresas, que elas sejam comprometidas com as comunidades em que operam, façam parcerias com escolas, organizações governamentais e ongs para melhorar a qualidade de vida das crianças e os sistemas públicos de educação.

Espero que ajude.

ML

Ricardo Tavares

Senior Member
    Português - Brasil
    Logo que li a frase pensei que poderia ser:
    Giving back - retornando à sociedade o que ela (a empresa) conseguiu.
    Giving away - desistindo (não fazendo nada para ser considerada socialmente responsável)

Mas, posso estar redondamente enganado.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Não li o artigo, mas à primeira vista parece-me um jogo de palavras com o qual se pretende contrastar duas atitudes morais: a que devolve à sociedade os benefícios que a empresa dela recebeu (giving back), ou aquela que simplesmente distribui benesses sem objectivo concreto (dar por dar), com um objectivo egoista (para promover a empresa) ou então só para fazer caridade (... ou 'caridadezinha', se preferirem.)- ou seja, just giving away, que tem quase implícito um sentido de desperdício, de gesto fútil.
    Um abraço

Carfer

Frajola

Senior Member
    Braz Portuguese
    Não li o artigo, mas à primeira vista parece-me um jogo de palavras com o qual se pretende constratar duas atitudes morais: a que devolve à sociedade os benefícios que a empresa dela recebeu (giving back), ou aquela que simplesmente distribui benesses sem objectivo concreto (dar por dar), com um objectivo egoista (para promover a empresa) ou então só para fazer caridade (... ou 'caridadezinha', se preferirem.)- ou seja, just giving away, que tem quase implícito um sentido de desperdício, de gesto fútil.
    Um abraço

Carfer

:thumbsup:

< Previous | Next >