As vogais nasais dos paulistas e sulistas

chanito301988

New Member
Español
se os paulistas e sulistas nao nasalizam as vogais como muitos dizem no fórum , como eles pronunciam as palavras : nem um , quem é , nem uma , sem hora ,, etc .....
Maioria disse q os brasileiros não diferenciam : nenhum e nem um pronúncia igual , então como um paulistano ou sulistas pronunciaria essas palavras , com glide nasal (nh) ou com a consoante igual o (ñ) ou com o nh velar ?
 
  • guihenning

    Senior Member
    Português do Brasil
    Tanto quanto sei, os únicos brasileiros que podem desnasalizar vogais são os paulistanos. Os sulistas não têm pronúncia especial das nasais. Os paulistanos pronunciam todos os exemplos que nos dá como todos os outros brasileiros. O que pode acontecer em São Paulo é que algumas vogais sejam desnasalizadas esporadicamente, não é que não nasalizam as vogais. A regra geral do português é: vogal antes de consoante nasal (n, m) será nasalizada se após essa consoante houver outra consoante. Dito menos complicado: sempre que um ene ou eme estiverem entre vogais, serão pronunciados; se, entretanto, após essas letras houver uma consoante, então serão (m, n) mudas e a vogal que as antecede será nasalizada. Em Portugal essa regra não se aplica ao <nh>, mas no Brasil sim.
    Outra coisa tipicamente brasileira é nasalizar as vogais mesmo que a consoante nasal seja seguida por vogal, é aqui que em São Paulo pode ocorrer variação. Enquanto a maioria dos brasileiros pronunciará "mano" como [ˈmɜ̃.nʊ] , os paulistanos podem pronunciar [ˈmɐ.nʊ] (eu diria até que há um levíssimo alongamento da vogal). Nesse caso, são os brasileiros que nasalizam a vogal que, pela regra, não seria nasalizada. De modo geral, entretanto, não se poderá dizer que o português paulistano não seja nasal. É só que há nasalisações menos recorrentes naquele dialeto e possibilidade de desnasalização noutras poucas. A não-nasalização de "mano, pano, como", que não é nem sequer geral, pode ser um traço conservador desse dialeto, já que no resto do Brasil é extremamente comum que as vogais dessas palavras sejam nasalizadas.
     
    Last edited:
    < Previous | Next >
    Top