ASSENTADA

M Morena

Senior Member
Español-Bolivia
Olá! Por favor podem me ajudar na versão da palavra assentada

Assentada
às fls. xxx, na qual os réus foram interrogados

Obrigada!

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    'Assentada' é uma acta em que fica registado o depoimento de testemunhas, ou, neste caso, dos réus. 'Às fls xxx' indica que essa assentada consta a folhas xxx(número) do processo, ou seja, é como se, em comparação com um livro, indicasse em que página se encontra, com a diferença de que no livro cada lado das folhas tem um número de página diferente (obviamente sequencial), enquanto no processo cada folha tem um número (xxx) comum aos dois lados, distinguindo-se estes pela menção 'folhas xxx ft. (frente)' e 'folhas xxx v.(verso)'

M Morena

Senior Member
    Español-Bolivia
    Muito obrigada Carfer por sua explicação muito esclarecedora.

Ainda peço uma gentileza. Qual é o nome que se dá em espanhol a essa acta?

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Na verdade, não sei, ou tê-lo-ia dito. Talvez 'asiento', que se lhe parece. 'Acta', em ambos os idiomas, enquanto termo genérico aplicável ao registo escrito de factos passados em juízo, certamente que servirá. Devo dizer, contudo, que, mesmo em português - ou, pelo menos, no meu - 'assentada' é termo que caiu em desuso no âmbito jurídico. Hoje dizemos, de preferência, 'auto (*) de declarações/ auto de inquirição' no domínio processual (no Brasil o uso pode ser diferente, naturalmente). Nos registos ainda se fala de 'assento' ('assento de nascimento/casamento/' etc.) e o verbo 'assentar' (no sentido de anotar por escrito) é de uso comum na linguagem corrente, na qual 'assentada' também ocorre em frases como 'de uma assentada', ou seja, de uma só vez.

(*) atenção que 'auto' pode ser um falso amigo, uma vez que em espanhol tem frequentemente o sentido, desconhecido em português, de resolução/decisão/ judicial. Cá não se diz que o juiz ditou um auto e sim que proferiu um despacho.