Berimbau (pronunciación)

< Previous | Next >

CuervoGold

Senior Member
Spanish - Spain
Hola a todos,

¿Cómo se pronuncia en portugués la palabra "berimbau"? Según Wordreference y también según algunas escuchas de brasileños en la página de Forvo, esta se pronuncia como [beɾ¦˜'baw], pero escuchando la canción "Berimbau" interpretada por Vinícius de Moraes/Toquinho, estos parecen pronunciar "birimbaw" (una "i" en vez de "e").

Saludos y gracias por vuestra ayuda.

• jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Eu digo be, mas consigo imaginar a palavra pronunciada com bi. Quando a sílaba seguinte a um e tem um i, muitas pessoas, mais em umas regiões do que em outras, pronunciam esse e como i, numa espécie de harmonia vocálica.

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Tenho a impressão de que os cariocas fazem isso mais do que os paulistas. Eu sou paulista. Exemplos de um fenômeno semelhante que me ocorrem no momento são fugão e tumate no RJ e fogão e tomate em SP.

CuervoGold

Senior Member
    Spanish - Spain
    Gracias Jazyk.

Pues eso, a mí me parece oírle cantar a Vinicius "Birimbau", mientras que en otras versiones de la canción por otros cantantes se aprecia "Berimbau".

Gracias por tu ayuda. Interesante también lo de "tomate"...

Cainejo

Senior Member
    Español-España
    Como curiosidad, la palabra se decía en gallego con "i", "birimbao", para nombrar el "arpa de boca" o "trompa de boca", con cierto parecido sonoro con el "berimbau" afrobrasileño.

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Como curiosidad, la palabra se decía en gallego con "i", "birimbao", para nombrar el "arpa de boca" o "trompa de boca", con cierto parecido sonoro con el "berimbau" afrobrasileño.
    O termo "berimbau" (no caso, o berimbau de beiço) entrou no português, em 1450 AD, nas formas históricas berymbao e birimbao, conforme Houaiss. A data não surpreende, pois os portugueses chegaram às costas da Mauritânia (Cabo Branco), em 1441, não tendo esta data nada a ver com o Brasil, obviamente.

Para o conhecido berimbau de barriga ou berimbau de arco, o termo viria, segundo Nei Lopes, do quicongo (Angola) madimbaw, sendo talvez adaptado por aproximação. O registro mais antigo é de 1712, mas seu uso deve ser anterior.

olivinha

Senior Member
    Português, Brasil
    ¿Cómo se pronuncia en portugués la palabra "berimbau"? Según Wordreference y también según algunas escuchas de brasileños en la página de Forvo, esta se pronuncia como [beɾ¦˜'baw], pero escuchando la canción "Berimbau" interpretada por Vinícius de Moraes/Toquinho, estos parecen pronunciar "birimbaw" (una "i" en vez de "e").
    Soy paisana de Vinícius y pronuncio "birimbau" (mas digo tomate, por cierto).

CuervoGold

Senior Member
    Spanish - Spain
    Soy paisana de Vinícius y pronuncio "birimbau"
    ¿Pero lo escribes con "e", "berimbau"? Me ha parecido entender que también existe la variante "birimbau"... El título de la canción de Vinícius lo escriben con "e" pero al cantar lo pronuncian como "i".

< Previous | Next >