....cautela que é a vigésima parte do bilhete inteiro...

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by doreimi, May 23, 2010.

1. doreimi

doreimi Senior Member

chinese
    Oi, gente, não estou clara com umas expressões no seguinte diálogo:
    Zeca: Por mais que tente, não consigo lembrar-me do nome dos homens que andam por aí a vender a lotaria.
    Tó: Olha, vem da palavra cautela que é a vigésima parte do bilhete inteiro e...
    Quim: está-se mesmo a ver que são os cauteleiros.

O que significa "a vigésima parte" e "bilhete inteiro" aqui?
    E "estar-se a ver"?? Significa "isto é", "ou seja"??

Obrigada a todos!!

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    A lotaria (loteria, no Brasil) é um jogo oficial no qual são vendidos bilhetes que correspondem a números (dezenas de milhar, por exemplo:21352). Há um ou dois sorteios semanais e há premiações correspondentes aos números sorteados, números próximos aos sorteados, números com o milhar, a centena ou a dezena iguais às dos sorteados, etc.
    Para cada número são emitidos bilhetes, os quais são divididos em frações. No caso da lotaria de que fala o texto, o bilhete é dividido em 20 frações e cada fração (vigésimo) é chamada de cautela (não sei se esse termo ainda é utilizado em Portugal) .
    Pode-se comprar o bilhete inteiro (20 cautelas) ou cada cautela separadamente.

"Está-se mesmo a ver", nesse caso poderia ser interpretado como:
    "é evidente", "é óbvio", "está claro", "de certo", "de certeza", "com certeza"
    ou menos incisivo: "pelo visto", "pelo jeito"

3. almufadado

almufadado Senior Member

Earth
    Português de Portugal
    Exacto.

O cauteleiro vende a lotaria. A lotaria é um sorteio de números de 00.000 a 99.999. Por cada número é emitido um bilhete. As séries são constituidas por 99.999 bilhetes. Cada bilhete é dividido, em geral, em 20 fracções. Cada fracção representada por uma cautela individual corresponde a um número de um bilhete de uma série.

http://images02.olx.pt/ui/5/48/46/t_1271968711_89404246_1.jpg

Share This Page

Loading...