Champions (pronúncia)

< Previous | Next >

Dymn

Senior Member
Olá,

Sei que também é possível dizer "Liga dos Campeões", mas às vezes esta competição é chamada com o seu nome em inglês. Como é a sua pronúncia em português europeu? Acho que é Chêmpions. Mas não sei se o ch é lido como ch ou como tch, e não tenho a certeza de se as vogais são nasais ou pelo contrário o /m/ e /n/ são pronunciados. Ou seja, qual das quatro opções é correta?

1. /ˈtʃɛmpjɔns/
2. /ˈtʃẽpjõs/
3. /ˈʃɛmpjɔns/
4. /ˈʃẽpjõs/

Eu diria 2.

Muito obrigado

• meencantesp

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Sou brasileiro, mas já ouvi o termo sendo pronunciado por um português numa paródia: era mais próxima da 1. Digo “mais ou menos” porque o símbolo “ɛ” segundo a Wikipédia corresponde ao som de “é”, ao passo que a pronúncia dele era mais próxima às da letra á.

Last edited:

Dymn

Senior Member
    Obrigado pelas respostas

era mais próxima da 1. Digo “mais ou menos” porque o símbolo “ɛ” segundo a Wikipédia corresponde ao som de “é”, ao passo que a pronúncia dele era mais próxima às da letra á.
    Acho que o som /æ/ em inglês é adaptado em português como é: érbég, plâibéc, jét lég, rép, mas nem sempre, por exemplo áquer, fláxbéc, cásting, jázz, não estou certo da pronuncia de hashtag (áxtág, éxtég?).

< Previous | Next >