cicio

Dymn

Senior Member
Penso que esta palavra faz referência a algum problema na fala ou pronúncia regional, pelo menos é o que deduzo dos exemplos que tenho encontrado.

É assim? A que se refere?

Obrigado

• englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Não sou entendida em terapia da fala... e não sei qual o contexto. Ciciar pode significar sibilar levemente, como um assobio.

ciciar
    verbo
    1. 1.
      intransitivo
      produzir ruído fraco e contínuo; sibilar levemente.
    2. 2.
      intransitivo
      rumorejar, murmurejar.

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Também encontrei essa palavra (e não cicio) para designar esse problema da fala, mas o/a Dymn quer saber o significado de cicio e acho que depende do contexto.

Dymn

Senior Member
    Na verdade eu tinha lido "cicioso". (O Pedro Marques é cicioso, julgo que os portugueses daqui o conhecerão). Pressuponho que cicio/ciciar/cicioso fazem referência à mesma coisa.

Às vezes vejo portugueses escrever com "x"'s para parodiar alguém, não sei se há alguma relação.

Tony100000

Senior Member
    Portuguese
    Bem, segundo sei, "ciciar" e "cecear" são palavras com significados diferentes, em que apenas "cecear" corresponde a um distúrbio de fala, que é o sigmatismo.

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    ci·ci·o·so |ô|
    (cicio + -oso)
    adjectivo
    Que cicia. = CICIANTE, SIBILANTE, SUSSURRANTE

ce·ce·o·so |ô|
    (ceceio + -oso)
    adjectivo e substantivo masculino
    Que ou quem ceceia; que ou quem que pronuncia as consoantes /s/ e /z/ com a ponta da língua entre os dentes incisivos centrais.

< Previous | Next >