Corasamborim

SãoEnrique

Banned
French France
Boa noite,

Preciso de ajuda porque não entendo a palavra corasamborim, eu vi ela numa canção Carnavália do grupo Tribalistas. Abaixo dou mais contexto:

Sinto a batucada se aproximar
Estou ensaiado para te tocar

Repique tocou, o surdo escutou
E o meu corasamborim

Cuíca gemeu

O que a palavra corasamborim significa, talvez um misto entre coração e uma outra palavra? O que acham?

Obrigado

• SãoEnrique

Banned
    French France
    Acredito que seja uma junção de coração + tamborim, mas não tenho certeza de nada.
    Não me surpreenderia Vanda, o Carlinhos toca batucada, tem algo a ver? Talvez o doce som deste instrumento ao ouvir?

Obrigado pela resposta Vanda. ;)

leitora

Senior Member
    Português (BR)
    Essa palavra foi tema de uma questão do ENEM 2010:
    http://veja.abril.com.br/educacao/enem-provas-gabaritos/2010/portugues/Q107.pdf

“Corasamborim” (junção de “coração”, “samba” e “tamborim”) é uma criação vocabular dos enunciadores
    da canção, portanto um neologismo, formado por um mecanismo previsto no sistema linguístico: a composição
    por aglutinação ou, mais especificamente, a formação de palavra-valise.

SãoEnrique

Banned
    French France
    Essa palavra foi tema de uma questão do ENEM 2010:
    http://veja.abril.com.br/educacao/enem-provas-gabaritos/2010/portugues/Q107.pdf

“Corasamborim” (junção de “coração”, “samba” e “tamborim”) é uma criação vocabular dos enunciadores
    da canção, portanto um neologismo, formado por um mecanismo previsto no sistema linguístico: a composição
    por aglutinação ou, mais especificamente, a formação de palavra-valise.
    Obrigado pelo fio leitora, valeu a pena. Mas, na fala não se usa tal palavra ou é comum?

mglenadel

Senior Member
    Brazilian Portuguese
    E adicionando para esclarecer o sentido: tamborim é um tambor muito pequeno, tocado com uma cadência bastante rápida, o que dá a "corasamborim" a conotação de um coração batendo em ritmo acelerado (tamborim), com alegria (samba).

SãoEnrique

Banned
    French France
    E adicionando para esclarecer o sentido: tamborim é um tambor muito pequeno, tocado com uma cadência bastante rápida, o que dá a "corasamborim" a conotação de um coração batendo em ritmo acelerado (tamborim), com alegria (samba).
    :thumbsup: Obrigado mglenadel.

< Previous | Next >