coronelismo

• Nonstar

Senior Member
    Nheengatu/il linguaggio del corpo
    According to Wikipedia, the word is Coronelism. It is described as an oligarchy, but then we might need to specify what kind of oligarchy.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Em uma palavra só? Sigo Nonstar. Já se a pergunta fosse "como se traduz o conceito" no contexto da política brasileira, seria preciso explicar a dependência do pobre em relação ao landlord, o uso que o político influente faz do poder para se manter rico e controlar seu feudo político-econômico-social, a transmissão familiar do poder, vertical e horizontalmente e as circunstâncias sob as quais esse flagelo foi criado e, em alguns lugares, ainda se mantém, além da dificuldade intrínseca de quebrar o ciclo de poder e dominação. Seria inevitável pensar em uma hibridação com plutocracia, afinal os poucos (oligos) não governam de graça, senão por serem detentores do poder que, ao fim e ao cabo, advém das posses.

Last edited:

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    @Guigo, o coronelismo é oriundo da instituição da Guarda Nacional ou a Guarda Nacional foi uma expressão do coronelismo?

@Ari RT, não faltou falar do emprego da violência? Ou não é um traço essencial?

Last edited:

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Interessante que estou assistindo a reprise de cabocla, que aborda a rivalidade de dois coronéis do interior do país. Daí fico me perguntando, tentando me lembrar, por que mesmo davam o título de coronel para aqueles landlords?

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    @Guigo, o coronelismo é oriundo da instituição da Guarda Nacional ou a Guarda Nacional foi uma expressão do coronelismo?
    Creio que a Guarda Nacional, criada na Regência, foi uma espécie de institucionalização das milícias locais, que vinham desde o período colonial (práticas que persistem até hoje).

Daí fico me perguntando, tentando me lembrar, por que mesmo davam o título de coronel para aqueles landlords?
    Era um título honorífico: o cara era o rei do pedaço, fazia a lei, mandava prender e arrebentar, e coisinhas doces similares. Como eram broncos, semi-analfabetos, não poderiam ser doutores, né? Daí, ficavam no meio-termo: coronel (coroné). Alguns muito ruins, paravam em capitão e havia os que sabiam escrever o nome e viravam general. (práticas que persistem até hoje).

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Eu pensava mais nos aspectos atuais do fenômeno que nos históricos. Vivo no nordeste, onde manda quem pode, o poder corre nas veias das famílias poderosas, as famílias plebéias votam fielmente nas suas famílias de poderosos de desde sempre, essas retribuem com pequenas benesses que dão um alívio temporário nas dificuldades da vida, em troca de votos para os seus filhos, netos e sobrinhos, e é assim que o tecido social se mantém coeso.
    Desse ponto de vista, já não faz sentido atribuir patentes militares aos poderosos. Não são necessárias nem são a fonte de seu poder. A palavra "coronel" não é usada como descritiva de um posto, mas como adjetivo: quem tem influência é coronel.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Sem querer abrir polêmica político-partidária, vamos buscar exemplo em duas prováveis unanimidades. Quer mais coronelismo do que a total dominação que a famílias Sarney e a do ACM exerceram durante décadas nos respectivos pedaços de mundo? E mais, deixando de lado a política como fonte de poder, quanto a família do Olacir de Moraes manda no oeste baiano? Nunca foi político, que eu saiba, mas posso estar errado. Tendo sido ou não, seu poder vem da soja. Amigos goianos referem a mesma coisa na região de Anápolis, feudo dos Batista (aqueles do escândalo da JBS). Pelo meu critério, tudo "coroné". Todos acima da lei e da natureza meramente mortal da turba ignara.

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Só esclarecendo: quando eu disse governado lá em cima, referi-me a mandado, não tendo a ver com cargos políticos. Quando a gente vai, por exemplo, no interior das Alagoas, dá pra sentir o alcance da família "coroné", que ainda impera.

pelaito

Member
    US English
    According to Wikipedia, the word is Coronelism. It is described as an oligarchy, but then we might need to specify what kind of oligarchy.
    OBRIGADO

Em uma palavra só? Sigo Nonstar. Já se a pergunta fosse "como se traduz o conceito" no contexto da política brasileira, seria preciso explicar a dependência do pobre em relação ao landlord, o uso que o político influente faz do poder para se manter rico e controlar seu feudo político-econômico-social, a transmissão familiar do poder, vertical e horizontalmente e as circunstâncias sob as quais esse flagelo foi criado e, em alguns lugares, ainda se mantém, além da dificuldade intrínseca de quebrar o ciclo de poder e dominação. Seria inevitável pensar em uma hibridação com plutocracia, afinal os poucos (oligos) não governam de graça, senão por serem detentores do poder que, ao fim e ao cabo, advém das posses.
    OBRIGADO

< Previous | Next >