coruja / mocho / bufo

Dymn

Senior Member
Bom dia gente,

Gosta de saber quais são os termos usados para o animal que é "owl" em inglês. Quer-me parecer que "coruja" é o termo mais habitual e abrangente, enquanto "mocho" é menos comum, e "bufo" é só um tipo específico de corujas, além de um "chibo" na linguagem figurada. Em galego têm "moucho" e "curuxa" que são animais diferentes e têm a mesma distribução que "búho" e "lechuza" em castelhano. Mas acho que em português não se faz esta diferença.

É assim? Muito obrigado.

• Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Falar em nomes comuns para animais e plantas é sempre complicado, pois há um grande variedade de denominações locais e regionais, além de um mesmo nome ser usado, por vezes, para espécies diferentes. O correto mesmo é usar-se a terminologia científica (binômio).
    No Brasil, o nome popular, mais comum para os estrigídeos, em geral, é mesmo coruja. Localmente e, dependendo da espécie, há: bufo (bubo, bucho), tito (suindara, tuindara, suinã), jucurutu (murucutu, jacurutu), mocho, etc. Há nomes bonitos como rasga-mortalha e os ornitólogos usam muito o termo mais formal de estrige.
    O termo bufo também refere-se a determinadas espécies de anfíbios (sapos)

Last edited:

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Na minha região, que foi habitada por indígenas, existe o nome dado por eles: caburé.
    E eu esqueci do popular caburé.

O português foi muito enriquecido com a contribuição dos idiomas ameríndios, em diversas áreas, com destaque para a zoologia e para a botânica: pena que nossos amigos lusos não reconheçam/não usem algo que também lhes pertence.

Tony100000

Senior Member
    Portuguese
    Por cá, penso que se use mais "coruja" do que "mocho". Claramente que "bufo" é o termo menos utilizado. Mas aí está, em inglês, é tudo ou praticamente tudo "owl". Os nomes em português representam a "mesma" ave, diferenciando a espécie. Só um ornitólogo para fazer a distinção entre corujas, mochos e bufos. :p Aliás, acho que o bufo mais conhecido é o bufo-real (Bubo bubo).

Last edited:

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    É o que me parece também, mas recordo-me vagamente de, no meio rural que era o da minha avó, os mochos viverem nos pinhais e as corujas nos edifícios, especialmente nas igrejas, onde eram acusadas de beber o azeite das candeias. Sem fundamento, ao que parece, mas era uma convicção generalizada. E os personagens das histórias que me contavam eram quase sempre corujas, salvo num caso que envolvia um mocho (ou seria um corvo?) e um queijo que,afinal, era um reflexo da lua na água. Mas, de facto, são todos nomes diferentes atribuídos ao mesmo bicho.

< Previous | Next >