coucou/ peek-a-boo

< Previous | Next >

Carita2011

Member
Spanish - Colombia
Bom dia,

Alguen sabe me dizer como se chama este jogo para fazer com bebês em portugués? en français "Coucou" e en anglais "peek-a-boo"

Obrigada!

• pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Em Portugal, as crianças quando se referem a esta brincadeira, chamam-lhe "Escondidinhas", brincar às escondidas (são os termos que conheço).
    O "peekaboo" é o "aqui vou eu", normalmente acontece depois da criança estar de olhos fechados ou de costas voltadas para as outras crianças, é combinado entre todos a contagem numérica, para dar tempo para que todos se escondam. Quando a criança vê algum dos escondidos, diz algo como: "já te vi, Joana" ou outra frase do género, isto não é algo certo, pode variar nas várias regiões. E depois lá continua até todos serem descobertos, ou as crianças chegarem ao local de partida primeiro do que a criança que os procura.

Espero ter contribuído de forma positiva.

metaphrastes

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Em Portugal é comum brincar com os bebés dizendo "cuco!", imitando o canto do cuco com a entoação descendente característica, tal como nos célebres relógios de cuco.
    Talvez uma razão para usar o som do cuco - além da sonoridade peculiar - seja o facto de ser muito difícil avistar um cuco. Em certas estações e regiões, pode-se ouvir o seu canto mas, como está sempre escondido em arvoredos, dificilmente são vistos. O que de certo modo é sugestivo da brincadeira de imitar o canto do cuco, enquanto se esconde o rosto.
    Mas francamente não posso assegurar que seja esta a origem exacta da expressão, e que se faça assim em todo o país. A brincadeira é muito engraçada, porque os bebés, a partir duma certa idade, começam a reagir ao rosto e à expressão facial das pessoas, e reagem mais ainda quando se esconde o rosto e se faz algum som. Por isso, tendo a pensar que em todas as partes do mundo haja algum tipo de expressão que acompanhe esta brincadeira.

E também não estou certo de que as pessoas chamem a brincadeira de cuco, apesar de usarem a palavra ao brincar com os bebés.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    E também não estou certo de que as pessoas chamem a brincadeira de cuco, apesar de usarem a palavra ao brincar com os bebés.
    Nunca lhe ouvi chamar isso, nem aliás, dei por que essa brincadeira tivesse nome. Aliás, creio que 'jogar às escondidas' que, tanto quanto entendo, é o nosso nome para 'peekaboo', e a interjeição 'cucu' que usamos para brincar com os bebés, habitualmente acompanhado de um aceno da mão e, nalguns casos, de um gesto de esconder a cara, são coisas completamente distintas. O uso mais comum de 'cucu' é com bebés de berço ou de colo, que ainda não têm autonomia para jogar às escondidas, a fim de lhes atrair a atenção. Também se pode usar como cumprimento entre adultos com os quais há grande familiaridade, mas é raro, muito menos habitual do que em França, onde é um cumprimento comum no mesmo contexto. Aliás, não sei se esse hábito não resultará de influência francesa.

rikki tornado

Senior Member
    English
    Jogar às escondidas é uma brincadeira para uma idade diferente, quando a criança já tem alguma autonomia e sabe contar mínimamente, para saber quando há-de começar a destapar os olhos e ir à procura, ou quando o outro vai começar a procurar. Não sei o nome da brincadeira quando se tapa a cara, finge que está desaparecido e mágicamente reaparece, mas além de usar "Cucu!" aquí no Ribatejo também oiço as pessoas dizerem "Carapau!". Não sei se é por estarmos numa zone ribeirinha com tradições de pesca e não sei se usa noutro lados.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Confesso que fiz confusão ao trazer a brincadeira das "escondidas" com crianças mais crescidas, é óbvio que não serve para bebés. Depois de ler melhor tudo isto é que vi a confusão que fiz e peço as minhas desculpas por me ter "desviado" da questão principal. Espero que possa servir de algum forma para alguém em termos futuros para uma possível consulta.
    Não apaguei a mensagem pois já existem referências ao teor dessa minha resposta.
    Prometo ficar mais atento para futuro.
    Bem haja a todos e boas festas:)

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Não fez confusão nenhuma, pfaa, 'peekaboo' é isso mesmo que você disse, brincar às escondidas. 'Faire coucou' parece ser uma designação francesa antiga dessa mesma brincadeira, a que modernamente se chama 'câche-câche'. Estou é convencido de que não é o mesmo que a nossa interjeição 'cucu', que usamos com os bebés.
    Boas festas também para si.

Carita2011

Member
    Spanish - Colombia
    Muito obrigada pelas Contribuições! Estou no Mozambqiue, tal vez aqui ainda têm outra maneira de chamar este jogo. Continuo pesquisa! ;-)

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Olá, Carita. Continuo a achar estranho que haja um nome para isto (nem sei que nome hei de usar, talvez brincadeira).
    Uma pessoa esconde-se, ou esconde a cara, e depois diz algo ao bebé, como: Cucú... ou outra palavra do género.
    Não consigo perceber por que razão deve existir um nome para isto, se houvesse, já teríamos ouvido falar, ou teríamos lido algures.
    No entanto, não deixe de pesquisar, é apenas uma opinião minha.
    Cumprimentos

< Previous | Next >