Criacional

< Previous | Next >

Vanda

Moderesa de Beagá
Português/ Brasil
Hoje tive uma surpresa. Ouvi uma celebridade dizer na tv que é muito criacional em vez de dizer criativo. Daí fui olhar os diversos sentidos de criacional nós dicionários... Não tem. Só em dicionário informal. Volp, nada também. Tô matutando aqui o porquê. Do inglês???

• Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    O contexto era darwinismo, design inteligente, criacionismo? Se sim, acho até um neologismo "nutela". Não havendo uma palavra para expressar a ideia (de "relativo ao criacionismo"), forjou-se uma a partir de étimo conhecido, sufixo conhecido e regras de derivação conhecidas. Não tenho nada contra os neologismos, até pelo contrário. Mesmo os mais "criativos". O problema é quando sai um monstrinho disforme para substituir uma palavra que a pessoa deveria conhecer. Aí revela falta de recursos linguísticos. O bom neologismo é o contrário: quem tem muitos recursos pode manobrar com eles além das margens de manobra da patuleia.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Criacional. adj. Criativa não; divinamente criativa. (Como uma deusaaaa, você me ...)

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    É por aí mesmo. A língua não acaba nos dicionários. Diz-se que Shakespeare (se é que existiu, ou quem quer que tenha assinado esse nome) teria cunhado, só ele, 2.000 palavras. O que que ele tem que eu não tenho?
    Foi uma pergunta retórica, não respondam.

< Previous | Next >