crisp mathematical idea

ximorberardo

New Member
Portuguese - Brazil
Olá Todo Mundo,

Como devo traduzir a o seguinte trecho:
"instead of dwelling on formal proofs we distilled in each case the crisp mathematical idea that makes the algorithm work".

Nenhum dos significados de crisp me parece muito adequado neste caso. E nem sequer consigo encontrar outros exemplos de uso da expressão "crisp mathematical idea" no google (além do exemplo do livro onde a encontrei).

Fico grato pela ajuda de vocês,

Abraços,
Saul

• Bem-vindo aos fóruns, Saul! :)

Uma das traduções de crisp (de acordo com este site) é :
    claro/direto (crisp analysis). Seguindo esse raciocínio, acho que não há problema em substituir analysis por mathematical idea.

Ou, melhor ainda, esta acepção em answers:
    Marked by clarity, conciseness, and briskness: a crisp reply. See synonyms at incisive./ brief and to the point; effectively cut short; `yes'"

A sugestão de archimec agrada-me, porque, duma forma simples e concisa, contrapõe a clareza, a simplicidade, a pureza, a nitidez, a exactidão do raciocínio ou conceito matemático aos argumentos meramente formais, que geralmente são o oposto de tudo isso.

Provas matemáticas formais são geralmente complexas, feias, chatas, sacais e monótonas. Acho que a palavra que contrapõe a complexidade formal é a engenhosidade.

Last edited:
    Back