1. The forums will be closed for a major forum upgrade for around 2-4 hours on Sunday, starting around noon US Eastern Time (GMT -4, 18:00 in most of Europe). Details
    Dismiss Notice

De uma ou Duma

Discussion in 'Português-Español' started by Isvero, Jul 27, 2009.

1. Isvero New Member

Mexico-City
    Mexican-Spanish
    Boa noite,

Quero saber se posso escrever duma (de uma) igual que numa (em uma) porque alguem me falou que duma nao existe na gramatica do portugues.

Brigado

2. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Pode, perfeitamente. A regra das contracções com 'de' é a mesma que com 'em', logo dum, duma, duns, dumas da mesma forma que num, numa, nuns, numas.

Essa contracção só não se faz quando o artigo indefinido inicia o título duma obra e é desaconselhada quando a preposição se relaciona com o verbo e não com o substantivo que o artigo introduz (ex. 'A obra atrasou-se em virtude de uns operários se terem acidentado' (Fonte: Celso Cunha, Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo))

3. Macunaíma

Macunaíma Senior Member

Um ninho de mafagalfinhos
    português, Brasil
    No Brasil, dum/duma/duns/dumas é pouco comum na escrita e, por isso, pode passar a impressão de ser errado, o que não é.

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Não era, mas como o pessoal não sabe quando escrever dum ou de um a maioria resolveu acertar tudo em de um para não errar, pecando por excesso.

5. Giorgio Lontano

Giorgio Lontano Senior Member

Nova Guatemala da Assunção.
    Guatemala - Español
    Apenas uma dica, Isvero: a palavra correta é Obrigado.

Num post dum fio deste fórum alguém já deu essa dica. :D

Abraços.
    :)

Share This Page

Loading...