... death dealings ways.

< Previous | Next >

Condelis

Senior Member
Portuguese, Portugal
Olá,

Alguém me poderia ajudar a interpretar o sentido destas palavras no seu contexto:
"Each one must become aware of the issues of wrong occupation with its disasters and miseries, weary routine and death dealing ways."

Muito obrigada!

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Olá Condelis,

Boa pergunta.;) Também fiquei embananada com estes "modos de lidar com a morte" num contexto (menor) de ocupação/emprego. Sobre que assunto é o contexto maior: tipos de ocupações?!

Caso não apareça algum "salvador da pátria", sugiro que você pergunte no fórum English onde você poderá obter várias idéias a respeito...

Each one must become aware of the issues of wrong occupation with its disasters and miseries, weary routine and death dealing ways."

Condelis

Senior Member
    Portuguese, Portugal
    Obrigada pela sugestão Vanda! Vou tentar a sorte no English Forum.

Quanto ao contexto, é um pouco complicado: trata-se de um livro de Krishnamurti e insere-se num contexto filosófico.

Muito obrigada!

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    trata-se de um livro de Krishnamurti e insere-se num contexto filosófico
    .

Ah! isso já lança alguma luz sobre a frase, ou seja, completamente enigmático para os não-iniciados! :D :rolleyes: E como o Outsider bem sugeriu sobre o its, será que está se referindo à ocupação, ou teria algo anterior implícito?

Lusitania

Senior Member
    Portugal Portuguese
    "Each one must become aware of the issues of wrong occupation with its disasters and miseries, weary routine and death dealing ways."

Será?

Cada um de nós deverá estar consciente (alerta) das questões da ocupação errada, os seus desastres e desgraças (misérias), a rotina desgastante e a forma como se lida com a morte.

???
    Parece mais um texto religioso pós-katrina ou invasão do Iraque. Só mesmo entendendo o contexto...

Condelis

Senior Member
    Portuguese, Portugal
    "its" refere-se à ocupação errada!

Quanto aos "death dealing ways" a minha opinião é que se referem à própria ocupação errada e não ao sujeito propriamente dito. Isto é, a ocupação errada levaria a uma morte não física, mas a uma morte no sentido de estagnação, de não criação (daí a referência a uma rotina desgastante)? Que lhes parece? Estou a fazer sentido?

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Hum...

Talvez isto:

Cada qual deve tomar consciência dos problemas da ocupação incorrecta, com os seus desastres e desgraças, rotina desgastante e...

"Death dealing ways" é difícil de traduzir bem. Em princípio, quer dizer que as "ocupações incorrectas" produzem a morte, promovem a morte à sua volta.

Condelis

Senior Member
    Portuguese, Portugal
    E se pensarem assim:

"O meu trabalho é entediante, causa-me infelicidade e inevitavelmente gero conflitos (disasters and miseries). Por isso defino o meu trabalho como não sendo motivante, como sendo desinteressante, estático porque não instiga à criação. Concluindo, o meu trabalho coloca-me nos caminhos da morte: não tenho interesse, não tenho motivação, sou infeliz."

E então, o que é que isto lhes sugere?

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Condelis, é engraçado que no meu primeiro post - que eu acabei não colocando- , eu perguntava se a ocupação se referia à ocupação de algum país, mas acabei mudando de idéia e voltando-me para ocupação/emprego. Interessante que o primeiro pensamento da LRV (EO)também foi esse.

Lusitania

Senior Member
    Portugal Portuguese
    Eu pensei logo em ocupação bélica também :( mas assim visto pode ser mesmo interpretada dessa forma. Interessante como temos formas de ver diferentes a mesma frase... a teoria da janela tem razão de ser.

< Previous | Next >