Desse, deste

< Previous | Next >

natansc8

Member
Portuguese
Olá!

Imagino que já devam existir vários tópicos tematizando a diferença no uso dos demonstrativos "deste" e "desse". Normalmente as explicação mencionam uma gradação espacial (o que está mais perto ou mais longe de quem fala) ou a retomada de algo mencionado no discurso. Contudo, me pergunto como ficaria na seguinte frase:

"Os diferentes ramos da simbologia eram há muito tempo minha área de estudos favorita — ingenuamente eu acreditava que entendia algo sobre — e, além disso, eu amava a montanha como alpinista, de paixão. O encontro destes/desses dois tipos de interesse, tão diferentes, era fantástico".

Neste caso, me parece que não há diferença de proximidade entre a "simbologia" e a "montanha", os dois tipos de interesse de quem fala, tampouco uma retomada dos termos, uma vez que o que fora expresso como "simbologia" e "montanha" agora é expresso como "interesse".

Portanto, qual seria a opção mais correta: destes ou desses?

Muito obrigado a todos,
Natan Schäfer

• natansc8

Member
    Portuguese
    [complementando]

outra questão semelhante seria no caso:

"Todo corpo possui um peso. Esta/essa observação é lógica".

Nesse caso, estou realizando um catáfora (retomando a frase dita anteriormente) ou anáfora (uma vez que embora esteja me referindo ao período anterior, agora ele aparece como um objeto, no caso uma "observação"?

Novamente, muito obrigado!
    Natan Schäfer

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    #1- Eu optaria por destes, até porque "os interesses" estão mencionados (previamente) no texto.
    #2- Eu optaria por Esta.

< Previous | Next >