Devemos vs devíamos

FloMar

Senior Member
English - England
Na frase devíamos/devemos contratar um receptionista a diferença é de grau não é? Devemos se refere a algo mais imediato enquanto devíamos se utilisa num contexto de mais hipótesis ou formalidade?

• Dymn

Senior Member
    Eu acho que "devemos" denota obrigação, já "devíamos" é menos imediato, como uma ação que seria boa mas que não é imperativa. Em inglês:

"devemos" = we must, we have to
    "devíamos" = we should

Esperemos que os nativos confirmem.

Alisson Pereira

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Concordo com os dois, ''devemos'' se trata de algo mais urgente e obligação, enquanto devíamos é mais uma sugestão, tipo ''temos mais tempo para pensar'', mas tudo depende do contexto.

''Devemos contratar uma nova recepcionista, a atual será transferida na próxima semana.''
    ''Devíamos.... A atual será transferida.''

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Em Portugal, costumamos dizer temos de para exprimir obrigação e necessidade.
    Temos de contratar uma rececionista. (é muito importante/precisamos/devemos)

Devíamos
    é uma sugestão... mas também implica necessidade.
    Devíamos contratar uma rececionista. (we should..../it would be a good idea/because we need one...)

Devemos
    e devíamos também se usam para indicar probabilidade (como em inglês)
    "Devemos começar a contratar em setembro". "Aquela deve ser a X! Ela disse que ia estar com um vestido vermelho." "A esta hora, ele deve estar em casa."
    "Devíamos estar a dormir, por isso não ouvimos o telefone"

guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Bem notado. Também no Brasil „devemos“ não seria a opção imediata nem a mais comum. Lá, normalmente dizemos „temos que“, „precisamos“ e similares. Eu acho, inclusive, os exemplos com „dever“ meio engessados.

FloMar

Senior Member
    English - England
    Bem notado. Também no Brasil „devemos“ não seria a opção imediata nem a mais comum. Lá, normalmente dizemos „temos que“, „precisamos“ e similares. Eu acho, inclusive, os exemplos com „dever“ meio engessados.
    Obrigada

< Previous | Next >