Dia 7

Donn

Senior Member
English - US
As freguesias por volta de aqui (Pombal, PT) tem feiras mensais, que anunciaram com datas como "dia 7", ou em documento oficial "a feira mensal dos Sete." Eu entendo de 7º dia do mês, embora seja um pouco esquisito ter feira mensal em dia útil ... e há um dos freguesias que anuncia "Feira Mensal dos 6 (1.º domingo de cada mês)", a mesma feira que o município chama "dia 6."

"Dia 7" realmente significa 7º dia do mês, ou há outro sentido? Muito obrigado!

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Sim, 'dia 7' é o sétimo dia de calendário de um mês determinado, é a forma habitual de indicar o dia em que a feira tem lugar. O que já não me parece muito normal e que até acho estranho, a não ser que seja alguma designação local específica, e de mais a mais em documento oficial, é chamar-lhe 'a feira mensal dos Sete'. Há, no entanto, uma possibilidade, a de que haja mais do que uma feira mensal, uma das quais se faça regularmente nos dias 7 de cada mês. Então, poderíamos falar da 'feira dos sete', 'feira dos vinte', etc. Não obstante, o normal é haver apenas uma feira mensal, que pode perfeitamente cair num dia de semana. É que as feiras, em Portugal, são características sobretudo do meio rural e, mesmo quando se realizam num entorno urbano, é principalmente para a população rural e para as suas necessidades e actividades que se dirigem. O facto de se realizarem em dia útil não as afecta muito, por isso. Aliás, tratando-se de feiras de freguesia, é até muito natural que o meio seja predominantemente rural.

P.S. Reparei agora na particularidade da 'Feira Mensal dos 6 (1º domingo de cada mês)'. '6' tem de ter aí outro significado, uma vez que o 1º domingo de cada mês calhará num dia 6 apenas de 7 em 7 anos.

P.S.S. Só encontrei, na lista das feiras do município de Pombal, uma feira coloquialmente chamada 'feira dos 14' por se realizar no dia 14 de cada mês. Contudo, a denominação oficial é 'feira de gado do Castelo'.

Last edited:

Donn

Senior Member
    English - US
    Interessante, minha lista não inclui essa. Não posso ligar, é na app do município, mas as feiras mensais:
    • Dia 6 - Abiúl
    • "Feira dos Dez" (todos os 2.ºs sábados de cada mês) - Guia
    • Dia 7 das 8h Às 13h - Vermoil (Largo do Padre Orfão)
    • Dia 12 - Albergaria dos Doze
    A de Vermoil, onde refere a feira mensal dos Sete - Regulamento da Freguesia de Vermoil da Actividade dos Feirantes (PDF)

Vendo que a feira Guia tem esse discordo calendário, como Abiúl ... seria possível que o dia dessa população rural passou, e hoje com toda gente trabalhando em rotina semanal, umas festas estão a mudar para fim de semana? (Mas entendo que isso é secundário, o sentido de "dia 7" ainda será sétimo dia do mês.)

E provavelmente não significa nada, mas parece que ninguém sabe porque Albergaria "dos Doze", senão porque existia essa feira.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    É curioso que no caso da de Albergaria e da de Vermoil parece haver uma relação entre a designação das feiras e o dia em que se realizam. Já no caso das da Guia e de Abiúl que acima referi essa relação não parece existir, já que também os segundos sábados de cada mês raramente cairão no dia 10. Só alguém que conheça bem a história dessas localidades, sobre a qual há-de ser difícil haver certezas visto que remontam todas à Idade Média, poderá explicar essas denominações. Albergaria parece já chamar-se assim há muitíssimo tempo. Que as feiras se chamem 'dos 6', 'dos 7', 'dos 10', 'dos 12' e por aí fora, talvez tenha que ver com um costume de assim as designar por se realizarem regularmente nesses dias. O Regulamento de Vermoil apenas nos diz que há uma feira semanal todos os domingos, outra mensal todos os dias 7 (salvo se coincidir com domingo ou feriado, caso em que passa para o dia seguinte) e ainda uma anual, no âmbito das Festas do Bodo das Castanhas.

J. Bailica

Senior Member
    Português - Portugal
    Eu sou da região. A minha casa fica na fronteira com a freguesia da Guia, embora no concelho de Leiria. Curiosamente, hoje é a Feira dos 29 na minha freguesia de Monte Redondo, Leiria (atrás do cemitério): oferece galinhas poedeiras, arquibancos para a sala de fora e botas de domingar. Justamente as feiras recebem o nome correspondente ao dia do mês em que se realizam. Antigamente eram sempre respeitadas as datas, com a exceção dos casos em que calhavam aos domingos - se não me engano, passavam para o dia seguinte, segunda-feira. Nos últimos tempos é que surgiu a ideia contrária, em algumas terras, de as realizar no sábado ou domingo imediato (ou anterior?) a essa data (a esse dia do mês), mantendo ainda assim o nome. Sim, as razões dessa mudança prendem-se com a perda de importância dos modos de vida mais relacionados com uma economia rural.