Diferença entre "electricista de automóveis" e "mecânico"

CarlitosMS

Senior Member
Spanish - Spain
Olá a todos
Gostava de saber qual é a diferença entre as profissões "electricista de automóveis" e "mecânico" em português europeu, não sei se no Brasil acontece a mesma coisa, não me posso pronunciar.
Tenho quase a certeza que em Portugal toda a gente diz a primeira opção e este é o termo que aparece nas ofertas de emprego e nas Páginas Amarelas.

Contexto:
O Paulo trabalha de electricista de automóviles/mecânico numa oficina que fica no Cacém.

Um abraço
Carlos M.S.

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Em princípio, o 'electricista' dedica-se à parte eléctrica dos veículos, o 'mecânico' á parte mecânica. Contudo, o termo genérico que habitualmente usamos é este último, 'mecânico'.

CarlitosMS

Senior Member
    Spanish - Spain
    Os concorrentes dos concursos da televisão sempre dizem "electricista de automóveis" e não "mecânico" porque fica melhor, ou seja, é mais politicamente correcto ou socialmente aceitável.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Tenho a certeza absoluta que a resposta do Carfer está certa.
    O electricista de automóveis apenas verifica/repara a parte eléctrica dos automóveis. Existem formações apenas para esta área.
    O mecânico, tal como o nome indica, repara/verifica tudo o que diz respeito à mecânica.
    Com o tempo, parece-me óbvio que tanto um como outro vão adquirindo conhecimentos das duas áreas, mas são coisas diferentes, embora estejam ligadas.

Last edited:
    < Previous | Next >