direto

Discussion in 'Português-Español' started by altita, Feb 8, 2017.

1. altita Senior Member

Mexico/ English
    Eu fico aqui em São Paulo pelo menos até o final da tarde. Ai, se eu não tivesse que dar conta daquelas encomendas, eu ficava aqui direto.

O que significa "direto" aqui?

2. pfaa09

pfaa09 Senior Member

Portugal - Portuguese
    Olá altita.
    Eu creio que o significado é direto até ao prazo indicado inicialmente, ou seja, até ao final da tarde.
    Dar conta das encomendas, quer dizer que a pessoa irá ter de fazer deslocações, se não fosse esse o caso, a pessoa ficaria lá em São Paulo até ao final da tarde.
    Espero ter ajudado.

3. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Não, não creio que seja até o final da tarde apenas.
    Não sei o contexto, mas imagino o seguinte caso:
    Está hoje na cidade e ficará pelo menos até o final da tarde. Terá que sair, ir para outra cidade, tratar dessas encomendas e voltar depois para São Paulo. Se não tivesse as encomendas, ficaria direto, não precisando sair e voltar. (ou ele mora em São Paulo ou, caso não more, deverá voltar lá dentro de pouco tempo para outra atividade qualquer)

4. metaphrastes

metaphrastes Senior Member

Portuguese - Portugal
    Neste caso, direto é usado como advérbio, com o significado de "sem parar, sem interrupção, sem intervalo". Por exemplo: Fulano trabalhou 24 horas direto (sem parar). Que eu me lembre, este uso é mais próprio da linguagem informal, no Brasil. Não se usa em Portugal, mas provavelmente toda a gente entende por causa das novelas de TV.

5. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Há um ou outro caso, como em 'fui directo a casa', 'vou directo à questão/ao assunto', 'esta noite fiz uma directa', etc. ('directa' é substantivo, claro, mas tem subjacente a mesma ideia).

6. altita Senior Member

Mexico/ English
    Obrigada, pessoal!

Share This Page

Loading...