Pode dizer-se de ambas as maneiras, mas 'dorido' parece-me bastante mais frequente.Em Portugal diz-se dorido em vez de dolorido? Interessante.
No Brasil, 'estou quebrada'. Mas o sentido é mais amplo [no Brasil]. Ficamos quebrados também depois de reuniões longas, dias cheios, noitadas etc., mesmo que não haja dor muscular.Em Portugal, sempre disse e ouvi «ficar/estar partido».
Não digo «estou partida» depois de um dia cansativo. Neste caso, digo «estou cansada/estoirada/arrasada/de rastos».No Brasil, 'estou quebrada'. Mas o sentido é mais amplo. Ficamos quebrados também depois de reuniões longas, dias cheios, noitadas etc., mesmo que não haja dor muscular.
Desculpe. A minha ressalva era a respeito só do uso sul-americano.Não digo «estou partida» depois de um dia cansativo. Neste caso, digo «estou cansada/estoirada/arrasada/de rastos».
Oiço e digo «estar partido» apenas a propósito de dores musculares que surgem depois de não se fazer desporto durante algum tempo — além, claro, do sentido mais literal (de algo que se parte ou quebra).
Bem... depois de um dia muito cansativo ou de alguma actividade extenuante, eu digo e sempre ouvi dizer à minha volta 'estou (todo) partido' ou qualquer outra das expressões que cita. Nunca dei por que fosse específica das dores musculares.Não digo «estou partida» depois de um dia cansativo. Neste caso, digo «estou cansada/estoirada/arrasada/de rastos».
Oiço e digo «estar partido» apenas a propósito de dores musculares que surgem depois de não se fazer desporto durante algum tempo — além, claro, do sentido mais literal (de algo que se parte ou quebra).
Exactamente, deste no certo.Guigo, a caĩbra é uma contração muscular súbita. Acho que se referem a uma dor diferente, uma mais prolongada, devida a excesso de ácido lático produzido por exercício anaeróbico.
Só na grafia que dei no errado.Exactamente, deste no certo.
Isso em castelhano é "calambre".OK, mas de que dores estamos falando exatamente? Eu não chamo dor muscular pós-treino de cãibra. Cãibra é quando do nada ou após algum certo movimento muscular eu sinto dores ou pontadas que podem ser bastante desagradáveis. Deficiência de potássio também causa cãibras frequentes. A dor após exercício físico extenuante eu chamo de dor muscular mesmo, ou fadiga. É verdade que após a ginástica alguém pode ter cãibras, mas para mim continuam sendo duas coisas bem distintas.