Doutorado

< Previous | Next >

klatto

New Member
Portuguese
I want to know how to say "projeto de Doutorado" in English. I would apppreciate if someone could help me with it.

• Ricardoreis

Senior Member
    English (British)
    Pessoalmente, eu não diria doctorate project e sim doctoral project, mas no fim de contas suspeito que isso varia consoante a institução.

Edit: Ah sim, agora me lembro do porque: 'doctorate' é substantivo e 'doctoral' é adjetivo; logo parece que 'doctoral project' ou 'project for the completion of a doctorate' mais encaixariam.

Last edited:

spohreis

Senior Member
    Portuguese-Brazil
    Muito interessante. Só para acrescentar um pensamento. Do dicionário Michaelis

dou.to.ra.do
    adj (doutor+ado4) 1 Que recebeu o grau de doutor. 2 Diplomado. sm O grau de doutor.

dou.to.ral
    adj m+f (doutor+al3) 1 Concernente a dou­tor. 2 Próprio de doutor. 3 De gravidade pe­dan­tesca.

Eu fiz uma pesquisa no Google e encontrei "projeto de doutorado" e "projeto doutoral". Creio que existe uma diferença entre as duas expressões. Mas como falante nativo e vindo de família humilde, sempre uso a o preposição "de", isto é, independentemente da diferença, eu usaria "projeto de doutorado", mesmo se soubesse que as duas representam coisas distintas. Creio também que grande parte da população concordaria comigo, embora alguns casos, estaríamos errados. Está arraigado em mim.:)

< Previous | Next >