empenhado

< Previous | Next >

Dymn

Senior Member
Olá gente,

Hoje deparei-me com esta palavra, que tem uma equivalência direta no castelhano (empeñado) mas não tenho a certeza de que o significado seja o mesmo em português, pelos exemplos que achei e o as definições do dicionário:

Os bebés não são todos iguais, tem de haver alguma flexibilidade, apesar de se fazerem planos, mas numa coisa estamos empenhados em ser inflexíveis: evitar televisão, tablets e telemóveis até ela ter pelo menos um ano de idade.

Infopédia said:
empenhar(-se)
comprometer(-se)
Empenhei a minha palavra e vou cumpri-la.
empenhar(-se) em
dedicar-se
Querendo saber mais, empenhei-me nos estudos
.
Infopédia said:
empenhado
3. que investe grande esforço e interesse em algo
Acham que tem conotoções positivas ou negativas? É mais como "ter um compromisso com algo" ou "ser teimoso"?

Muito obrigado

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Positivas, na medida em que fazer algo com muita dedicação, interesse e resolução é geralmente visto como positivo. É uma acepção diferente de comprometer-se ou endividar-se.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Acho que obstinado também poderia ficar bem aqui, embora obstinado pode ter connotações positivas ou negativas dependendo do contexto (neste caso estaríamos a falar numa teimosía irracional ou absurda).

Talvez o "problema" com nosso empeñado não é que tenha nuances estranhas, nada disso, é que na práctica evoluiu até ser um termo de uso coloquial.
    Assim sendo, fica bem num registo falado ou num contexto escrito se procurarmos simplicidade, singeleza. No entanto, se for um contexto escrito com uma certa formalidade -mesmo que fosse um artigo sério num jornal-, parece como se este termo não calhasse bem.

Last edited:

pkogan

Senior Member
    español
    Eu concordo plenamente com tudo o que foi dito, exceto com a avaliação "positiva" ou "negativa" do termo. Acho que tanto EMPEÑADO (esp) quanto TEIMOSO (port) - que podem ser pensados como equivalentes - têm conotações positivas ou negativas dependendo do grau de empeño/teimosia. O empeño/teimosia de uma pessoa que provoca um dano - a uma outra pessoa ou a si próprio - para conseguir os seus objetivos tem uma conotação negativa. Esse mesmo empeño/teimosia, num grau menor, pode ser vista como muito perseverante sendo uma característica positiva.

pkogan

Senior Member
    español
    Acham que tem conotoções positivas ou negativas? É mais como "ter um compromisso com algo" ou "ser teimoso"?

Muito obrigado
    Em relação com essa oposição, colocada pelo Dymm, entre "ter um compromisso" e "ser teimoso": teimoso sempre tem uma conotação negativa no português? Pode ser pensado como equivalente a "perseverante"? Talvez, a oposição mais evidente seja entre PERSEVERANTE (port) e CHATO (port)....

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    teimoso sempre tem uma conotação negativa no português? Pode ser pensado como equivalente a "perseverante"? Talvez, a oposição mais evidente seja entre PERSEVERANTE (port) e CHATO (port)....
    É como você mesmo disse, depende. 'Teimoso' não é necessariamente uma característica negativa e pode realmente equivaler a 'perseverante', mas é diferente de 'empenhado' na mesma medida em que obstinação difere de dedicação. 'Empenho' é dedicação, entrega, devoção, vontade, resolução, enquanto 'teimosia' é a repetição de uma acção ou a manutenção uma posição apesar dos desaires e oposições, sem desistir nem ceder às contrariedades. Se o teimoso persiste por estar dentro da razão ou por uma boa causa, é óbvio que a sua atitude é positiva, se não não.:)

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Empeñado ou obstinado ou obcecado costumam ter uma connotação negativa -sobre tudo as últimas, não é tanto com empeñado, termo cuja maior limitação é que não calha muito bem num registo culto, tende a ter um uso popular, porque exprimem ideia de certa irracionalidade. Uma pessoa obstinada ou obcecada teima em coisas que não valem a pena realmente, é uma atitude quase patológica, doentia, absurda.
    Empeñado implica persistência, determinação, perseverança além do habitual na maioria das pessoas... mas não implica nada patológico per se a não ser que o contexto seja muito claro em sentido contrário.

Last edited:
    < Previous | Next >