en tanto

Discussion in 'Português-Español' started by Agostinha, Apr 18, 2009.

1. Agostinha New Member

Portuguese-Brasil
    Boa noite!
    É a primeira vez que utilizo o fórum e sinto-me feliz de poder compartilhar minhas dúvidas do idioma espanhol com este Fórum.

Gostaria de solicitar-lhes ajuda :
    1-para entender melhor o significado de " en tanto"

2-qual seria a melhor traduçaõ para a seguinte frase(que aparece em um texto especializado de cuja tradução me responsabilizei)

" " !el lobo!" en tanto que él dice esta palabra.......es cualquier cosa en tanto que puede ser nombrada."

Agradeço-lhes desde já, aguardando as contribuições,
    Cordialmente
    Agostinha

2. Blopa

Blopa Senior Member

33°23'19" S - 70°33'30" O
    Español - Chile & Português - Brasil
    Oi Agostinha. Benvinda ao Fórum! :)

A expresao têm um uso um pouco restrito, nao é lá muito comúm. Ela podería, nesse caso particular, traduzir-se como enquanto: "...é qualquer coisa enquanto que puder ser nomeada."

Nóte-se que, mesmo em Português, ainda que correta, a expressao nao é de se ouvir em qualquer ponto de ônibus, ne?

Boa sorte!

3. Agostinha New Member

Portuguese-Brasil
    Blopa, bom dia!
    Agradeço-lhe a presteza de sua contribuição.
    Achei interessante que me dissesse de que se trata de uma expressão pouco usual, porque no conjunto de escritos que frequento, para leitura e/ou tradução,( gratuitas, no meio profissional) do espanhol para português, trata-se de uma expressão bastante usada.Será devido ao fato de que, originariamente, os textos foram escritos em francês? Há qualquer coisa de interessante nisso.
    O problema é que acho feio o uso em português, além de consistir para mim, outra dúvida: por exemplo, você admitiu o uso ."é qualquer coisa enquanto que" e indago se " enquanto pode ser nomeada" estaria também aceitável.

Sinceramente obrigada,
    Agostinha

4. Mangato

Mangato Senior Member

En Vigo España
    SPAIN (Galicia)
    Bem diz o Blopa, en tanto não é muito frequente. Mientras, ou mientras tanto são as expresiões que acustumamos a falar. Supõem ao meu entender um paralelismo temporal

- Ella trabaja en tanto él se divierte.
    - Ella trabaja mientras él se divierte. (Más común)

Outras vezes indica ocupação do tempo.
    Tardaba en llegar, y mientras tanto ( en tanto) me entretuve en leer la prensa.

Acho que enquanto é o equivalente

Bem-vinda ao foro

Last edited: Apr 18, 2009
  5. coquis14

coquis14 Senior Member

Entre Macrilandia/Chamamélandia
    Español ,Argentina
    Estão se esqueçendo de algo galera....:rolleyes:
    Que é também um jeito de impor condições :En tanto --> Siempre y cuando --> Voy a salir en tanto/siempre y cuando termine el trabajo.

Abraços e bem-vinda Agostinha:)

6. Mangato

Mangato Senior Member

En Vigo España
    SPAIN (Galicia)
    Esa forma de condicional que se utiliza en América aquí práticamente no se usa.

El DRAE dice
    en tanto, o entre tanto.
    1. locs. advs. Durante algún tiempo intermedio.

Para ese significado utilizamos en cuanto

Saludos,

MG

7. lcruizg New Member

Brasil
    Colombia-español
    Olá

Há outro uso muito frequente da expressão en tanto, embora que desestimado pela RAE:

. Esta misma locución, seguida de sustantivo, se usa frecuentemente con el sentido de ‘en calidad de, considerado como’, calco rechazable del francés: «En tanto que americanos, nos gusta la gratificación instantánea» (Vanguardia [Esp.] 17.6.94); debió decirse en cuanto americanos o como americanos.

Assim, se a expressão correta em espanhol é: en cuanto, qual seria a melhor tradução?

Exemplo:

"En cuanto proceso comunicativo, la educación..."

Grata,

Laura

8. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Em português? Igual: 'Enquanto processo comunicativo, a educação...'

9. lcruizg New Member

Brasil
    Colombia-español
    Pois é, enquanto é equivalente à expressão em espanhol "en calidad de". Muito obrigada mesmo!

Share This Page

Loading...