Esbirro

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Não, foi induzido em erro pelo Priberam, que omitiu essa conotação. É certo que há muitos termos que à partida não são pejorativos que ocasionalmente podem ser usados como tal dependendo do tom e do contexto. Neste caso, porém, o uso dominante é claramente depreciativo, pelo que essa conotação deveria ter sido mencionada. Não admira, aliás, que a tenha. A autoridade e os seus agentes, que sempre actuaram com uma grande dose de arbitrariedade e opressão, nunca tiveram boa imagem entre nós (nem nos países latinos, de resto, veja-se que 'sbire'(FR) e 'sbirro' (IT) têm igualmente essa conotação). Se vir os sinónimos, também a têm, salvo os termos mais modernos ('oficial de justiça', 'oficial de diligências').

P.S. O Aulete (brasileiro) atribui-lhe inequivocamente conotação pejorativa Dicionário Online - Dicionário Caldas Aulete - Significado de esbirro

Last edited:

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Nem sequer sabia que em espanhol tivéssemos a primeira acepção que a RAE diz. Para mim foi sempre um criminoso de baixa categoria que trabalha por dinheiro.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Não me recordo de ter alguma vez lido a palavra sem que fosse em tom pejorativo. Lido, porque não é palavra que se ouça falar.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Não me recordo de ter alguma vez lido a palavra sem que fosse em tom pejorativo. Lido, porque não é palavra que se ouça falar.
    Também não por estes lados... é só uma palavra que, ocasionalmente, se escreve. Especialmente se o texto tem alguma nuance arcaizante ou é do género crónica negra (histórias policiais, ou de criminosos com um tom sombrio ou sensacionalista).