Está rolando...

< Previous | Next >

Lucazinho

New Member
Italiano/Español - bilingual
Boa tarde pessoal! Estou estudando português e preciso de vocês pra entender um término. O que significa a palavra “Rolar”? Acho uma palavra informal, mas não tenho certeza. Gostaria saber todas suas variantes, porque estou bastante confundido!
também gostaria saber se usam no Portugal também o só e uma palavra Brasileira, obrigado!! 🙃

• guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Bem-vindo ao fórum!
    Rolar, além do significado literal, que é o de imprimir movimento de rotação, fazer girar e similares, [it. rotolare] tem outros tantos e tantos significados relacionados a esse movimento. Para o uso brasileiro, que é onde talvez tenha mais dúvidas, significa sobretudo “ser possível”, “acontecer”, quando não usado literalmente, e ocorre na linguagem informal, geralmente de pessoas mais jovens.
    — Vamos sair hoje?
    — Desculpa, hoje não vai rolar [não vai ser possível]; estou me sentindo meio indisposto.

Para o título do fio "está rolando", veja abaixo as definições 14. e 18. é provável que se trate de um desses casos.

P.S a palavra que você provavelmente tenha querido usar é “termo”. Término é outra coisa [fine, conclusione]
    O verbo “achar” rege “que” quando significa “considerar”, “ter a impressão [de]: “eu acho que é uma palavra informal
    Os verbos ser/estar pedem o particípio irregular de “confundir” que é “confuso”: “estou confuso”.
    "gostar" rege a preposição "de": "gostaria de conhecer todas as suas variantes"
    Portugal não tem artigo definido, apenas o Brasil: “Em Portugal fala-se português; no Brasil também

rolar
    verbo
    1 t.d. imprimir movimento de rotação a, fazer girar; rodar r. um pião
    2 t.d.int. fazer avançar ou avançar, volteando sobre si mesmo r. barricas morro abaixo›; ‹os ventos rolavam, anunciando a tempestade