Etimologia da palavra "rua" / Etymology of the word "rua"

André Buzzulini

Member
Brazilian Portuguese
Alguém sabe qual a origem da palavra "rua"? Tenho procurado mas não acho. Certamente tem a mesma origem do francês "rue", mas qual a sua raíz?

Does anyone know what's the origin of the word "rua"? I've been looking for it but I can't find it. It certainly comes from the same origin of the french "rue", but what's its roots?

• Dom Casmurro

Senior Member
    Brazil Portuguese
    Como se vê pela resposta do Carfer, a origem latina está vinculada à noção de sulco ou de rego. A explicação está no fato de que, na Roma Antiga, as ruas tinham a função primária de servir como canais de escoamento das águas das chuvas e das águas-servidas. Subsidiariamente, as ruas funcionavam também como via de circulação. Como sabemos, essa ordem de prioridades funcionais inverteu-se nas cidades modernas.

É interessante notar que em espanhol, a palavra que se fixou para designar rua é calle, que tem a mesma etimologia da palavra portuguesa "calha" - cuja origem é o latim canalis, que vai dar em "canal", "cano".

Uma curiosidade: "rua" tem a mesma etimologia da palavra "ruga" (dobra na pele em forma de sulco).

white_ray

Senior Member
    Portuguese PT
    Interessante!
    De facto eu encontrei:
    Do lat. ruga, «sulco; caminho»,
    Pelo fr. rue, «id.»,
    Pelo cast. rúa, «rua»
    wr

KHALIFAH

Senior Member
    "Spanish - Colombia"
    Bom Dia Amigos

É também interessante que a palavra rua é mesmo correta em Espanhol. Embora calle seja a palavra que o idioma escolheu, como bem salienta Dom Casmurro, rua tem seu posto no DRAE. Isto é uma questão que ja me chamou a atenção: a grande irmandade das duas línguas, que sempre traz surpresas à gente. Acontece mesmo que uma palavra num dos dois idiomas tem um significado secundário, por não dizer quase escondido, no outro. Do mesmo jeito seria interessante conhecer qual o fenômeno atrás daquilo que faz com que as palavras peguem o caminho (a rua?.....) duma língua e não da outra; tal vez uma tal de seleção natural?. Pode alguém experto nos dizer?

Até breve