Eu vejo-te ou Eu te vejo?

< Previous | Next >
  • jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Em Portugal a primeira. No Brasil a segunda é muito mais comum.

willian davi

New Member
    portugues
    [QUOTE = "jazyk, postagem: 19131172, membro: 62425"]
    Em Portugal a primeira. No Brasil a segunda é muito mais comum.
    [/CITAR]
    Obrigado, Jazsk!

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Uma vez que o pronome pessoal "eu" surge em maiúscula nas duas construções, presumo que ambas sejam início de orações, por isso mesmo, tal como já referido, a primeira (Eu vejo-te) é a forma usada no Pt europeu e a outra (Eu te vejo) é a mais usada no Pt br.
    Outra forma usada no Pt br é, por exemplo: Eu vejo você mais logo.

RodrigoFV

Member
    Português
    Logo mais é mais comum mesmo, mas mais logo também existe e nem acho que seja lá tão invulgar.
    Bem, o Brasil é grande, os usos linguísticos variam de região para região, às vezes de uma cidade para outra, e ainda mais entre as classes sociais, de modo que não me arrisco a dizer que não se ouça isto ou aquilo, mas não me lembro de alguma vez ter ouvido e, certamente, eu nunca diria "Eu vejo você mais logo" em vez de "Eu vejo você logo mais". Portanto, eu diria, ao menos, que é invulgar, a ponto de justificar a impressão do Alentugano.

guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Tem razão. Depois parei para pensar e vi que sempre ouvi isso dos meus avós (que eram portugueses), o que faz com que a construção não me seja invulgar, mas aí afirmar que não é invulgar no país todo…

< Previous | Next >